O espetáculo “Isto também passará, antes que eu morra”, da cia. víÇeras, inicia temporada em Rio Branco nesta sexta-feira, 6, com apresentações até domingo, 8, sempre às 19h, no Teatro João das Neves, localizado na Usina de Arte João Donato, no Distrito Industrial. A programação inclui ainda oficina, exibição de curta-metragem e bate-papo abertos ao público.
Com duração de 90 minutos e classificação indicativa de 16 anos, a montagem reúne teatro, dança e cinema em uma proposta que mistura relatos biográficos e ficcionais. A dramaturgia, segundo a companhia, permanece em transformação há mais de uma década. A entrada é gratuita.
As atividades na capital acreana marcam os 10 anos do espetáculo. A comemoração deve continuar ao longo de 2026 com apresentações previstas em outras cidades, entre elas Natal (RN) e Teresina (PI).
Idealizado e dirigido pela multiartista piauiense Marcia Regina, o trabalho parte da pluralidade do feminino para abordar temas como o efêmero, o encontro entre mãe e filha, memória e permanência. Em cena, participam as intérpretes Aila Beatriz, Luênia Guedes, Maria Victória Carballar e Lu Matias, que ocupam o espaço simbólico de uma casa permeada por histórias e objetos.
Segundo a diretora, o espetáculo foi construído a partir de relatos reais e da convivência com diferentes gerações de mulheres. A proposta inclui elementos audiovisuais, como projeções e registros de intérpretes que já passaram pelo projeto, além de imagens de familiares das artistas, criando conexões entre passado e presente.
Programação formativa
A passagem da cia. víÇeras por Rio Branco também inclui ações educativas. No dia 4 de fevereiro foi realizada uma oficina de três horas, das 18h às 21h, na Sala de Dança da Usina de Arte João Donato, com exibição de curta-metragem e presença de intérprete de Libras.
Já na apresentação de sexta-feira, 7 de fevereiro, o espetáculo contará com intérprete de Libras e audiodescrição, conforme a organização, como forma de ampliar o acesso do público.
Sobre a companhia
Fundada em 2010, a cia. víÇeras é um coletivo artístico brasiliense que desenvolve trabalhos a partir da integração entre diferentes linguagens, como dança, audiovisual, artes visuais, teatro e performance. A proposta envolve processos híbridos e experimentais que articulam arte e experiências cotidianas.