Artesãos do Acre foram pré-selecionados para representar o estado no 21º Salão do Artesanato Raízes Brasileiras, que será realizado de 1º a 5 de abril, em Brasília (DF). O resultado preliminar foi divulgado nesta sexta-feira, 27, no Diário Oficial do Estado, pela Secretaria de Estado de Turismo e Empreendedorismo e pela Coordenação Estadual do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB).
A participação no evento integra o calendário nacional do PAB e reúne artesãos de diversas regiões do país para exposição e comercialização de produtos.
Segundo o secretário de Estado de Turismo e Empreendedorismo, Marcelo Messias, 2025 foi marcado por avanços no setor no Acre. “Realizamos centenas de cadastros de artesãos na capital e em municípios do interior, participamos de importantes feiras nacionais que integram o calendário do Programa do Artesanato Brasileiro, o PAB; e o faturamento na Casa do Artesanato Acreano, localizada na região da Gameleira, passou de R$ 174 mil, em 2024, para mais de R$ 400 mil, em 2025”, afirmou.
O secretário destacou ainda a expectativa para 2026. “Isso é resultado de muito trabalho que a Secretaria de Turismo e Empreendedorismo vem desenvolvendo, por meio da Coordenação Estadual do Artesanato. Então, para este ano de 2026, esperamos crescer ainda mais, começando já com o chamamento público para que artesãos participem do Salão do Artesanato. As expectativas são as melhores e esperamos que seja mais uma feira de sucesso para os artesãos e o artesanato acreano”, acrescentou.
Prazo para recursos
Com a publicação do resultado preliminar, os candidatos interessados poderão interpor recurso no período de 2 a 4 de março. A avaliação dos recursos está prevista para o dia 5, e o resultado definitivo, com a convocação dos selecionados, será publicado no dia 6 de março no Diário Oficial do Estado.
Resultado preliminar
Confira os nomes divulgados na classificação preliminar:
-
Rodney Paiva Ramos – 1º classificado
-
Maqueson Pereira da Silva – Desclassificado
-
Márcia Silvia de Lima – 3º classificado
-
Antônio Kleder Bezerra Silva – 4º classificado
-
José Rodrigues de Araújo – 5º classificado
-
Maria Barroso Moreira – 6º classificado
-
Assavaj – Associação de Artesãos do Vale do Juruá – 7º classificado
-
Vanusa da Silva Lima – 8º classificado
-
Francisco Ramalho Rodrigues – 9º classificado








