O Governo Federal, por meio do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, publicou nesta sexta-feira, 6, o reconhecimento oficial da situação de emergência em Sena Madureira, no interior do Acre. A medida foi oficializada através da Portaria nº 405, da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil.
A decisão se baseia nos registros de inundações que afetaram o município, conforme detalhado no Formulário de Informações do Desastre (FIDE). O reconhecimento ocorreu após a prefeitura ter decretado a situação de emergência no dia 29 de janeiro de 2026.
Com a publicação no Diário Oficial da União, o município de Sena Madureira passa a estar apto a solicitar recursos federais para ações de assistência humanitária, restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de infraestruturas danificadas pelas cheias.
A portaria entrou em vigor imediatamente na data de sua publicação. Apesar do cenário atual em Sena Madureira ser de estabilidade em relação ao Rio Iaco, que encontra-se abaixo da cota de alerta, a enchente deixou prejuízos e até março o cenário pode mudar a qualquer momento.
