Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Idosos da Academia de Saúde do Barral y Barral dão lição de alegria no Carnaval de Rio Branco

Idosos da Academia de Saúde do Barral y Barral dão lição de alegria no Carnaval de Rio Branco
Foto: Kauã Lucas

A terceira noite de Carnaval, neste domingo, 15, na Praça da Revolução não foi marcado apenas pelas fantasias infantis, mas também pelo fôlego e disposição da terceira idade. Entre os grupos que coloriram a festa promovida pela Prefeitura de Rio Branco, o destaque ficou para os alunos da Academia de Saúde do Barral y Barral, que provaram que a folia é um dos melhores remédios para o corpo e a mente.

O grupo faz parte de um programa estratégico da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), vinculado à Vigilância Epidemiológica, que espalha núcleos de atividade física por toda a capital. O instrutor Fabiano Rodrigues, entusiasta da participação dos idosos na festa, explicou a importância de ocupar esses espaços públicos.

“A Academia da Saúde é um programa gratuito e aberto. Este núcleo específico do Barral y Barral se reúne todas as segundas e quartas, das 7h às 8h da manhã. Não tem idade para praticar exercício físico; nosso grupo é de idosos, mas o convite é de zero a cem anos”, destacou o professor, reforçando que a população rio-branquense é sempre bem-vinda para se integrar ao projeto.

Rejuvenescimento através da Folia

Para os alunos, o Carnaval na Praça da Revolução é o momento de colher os frutos da socialização cultivada durante o ano. Francinete Souza, aluna assídua do programa, descreveu a emoção de trocar a rotina de exercícios pela diversão das marchinhas.

Idosos da Academia de Saúde do Barral y Barral dão lição de alegria no Carnaval de Rio Branco
rancinete Souza (Foto: Kauã Lucas)

“É importante que o idoso saia de casa para participar. É uma oportunidade única no ano para a gente se distrair e rever os colegas”, afirmou Francinete. Ela não poupou elogios ao instrutor, a quem chama de amigo e incentivador: “O professor Fabiano sabe que a gente precisa muito desse estímulo. Eu me sinto rejuvenescida quando estou com o grupo”.

A aposentada aproveitou o momento de celebração para convidar outras pessoas a buscarem mais qualidade de vida. “Quem quiser participar, é só se apresentar no Barral y Barral, de segunda a quarta, por volta das 7h. Eu me sinto muito bem e convido todos a sentirem o mesmo”, concluiu.

Programação deste domingo, 15:

A programação integra o Carnaval promovido no Centro de Rio Branco, com estrutura montada para receber foliões durante todos os dias de festa.

Sair da versão mobile