Mulheres de Rio Branco ainda podem se inscrever nos cursos gratuitos de qualificação profissional em camareira e confeiteira, ofertados pelo Instituto Estadual de Educação Profissional e Tecnológica (Ieptec). As matrículas seguem abertas até sexta-feira, 20, e devem ser feitas presencialmente.
Ao todo, são 20 vagas para cada curso, dentro do programa federal Mulheres Mil, com prioridade para mulheres (cis e transgênero) em situação de vulnerabilidade social e econômica. Para participar, é necessário ter a partir de 16 anos e apresentar cópias do RG e CPF, comprovante de residência, extrato bancário e cadastro do credor, documento solicitado na Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz).
O curso de camareira será realizado na Escola de Gastronomia e Hospitalidade, localizada na Cidade do Povo. Já o curso de confeiteira terá aulas no Centro de Educação Profissional e Tecnológica (Cept) Roberval Cardoso, no bairro Aeroporto Velho, após alteração no local inicialmente previsto.
Segundo a coordenadora da ação, Kattiúcia Fernandes, a mudança busca ampliar o alcance da formação. “Pensando em oferecer um melhor atendimento às nossas alunas, optamos por executar o curso de confeiteira no nosso centro Roberval Cardoso, localizado no bairro Aeroporto Velho. Desta forma, será mais uma comunidade alcançada pelo Ieptec”, explicou.
O presidente do Ieptec, Alírio Wanderley, destacou que a ampliação da oferta de cursos faz parte das ações de qualificação profissional no estado. “Graças aos esforços do governador Gladson Camelí, da nossa vice-governadora, Mailza Assis, e dos nossos parceiros, o Ieptec já disponibilizou mais de 400 vagas em cursos e oficinas à população do Acre, só em 2026. Seguiremos avançando com esse apoio e união em prol da capacitação do nosso povo”, afirmou.
As inscrições podem ser feitas na Escola de Gastronomia e Hospitalidade, na Rua Afif Arão, s/n, Cidade do Povo, das 8h às 16h. Também é possível realizar matrícula para o curso de confeiteira diretamente no Cept Roberval Cardoso, localizado na Rua Rio Grande do Sul, nº 2600, bairro Aeroporto Velho (antigo Ifac), no mesmo horário.
As aulas começam no dia 23 de fevereiro, com atividades no período das 17h30 às 20h30, e duração prevista de três meses para cada curso.