Estudantes do ensino médio da rede pública já podem se inscrever no Programa Jovem Senador 2026, que está com inscrições abertas até 17 de abril. A iniciativa, que chega à 14ª edição neste ano, vai selecionar 27 alunos, um de cada estado e do Distrito Federal, para participar de uma semana de atividades no Senado Federal, em Brasília.
O concurso é realizado por meio de redação com o tema “Democracia nas Redes Sociais: como construir um debate saudável”. Os textos devem ser produzidos em ambiente escolar, sob supervisão de um professor orientador, conforme as regras do regulamento.
A Semana de Vivência Legislativa está prevista para ocorrer entre 17 e 21 de agosto de 2026. Durante o período, os estudantes selecionados acompanham o funcionamento do Senado, participam de simulações de atividades parlamentares e apresentam sugestões que podem ser transformadas em propostas legislativas. As despesas com deslocamento, hospedagem e alimentação dos alunos e de seus professores orientadores serão custeadas pelo Senado.
Além da participação na programação, os estudantes vencedores e seus professores orientadores receberão um notebook como premiação.
Quem pode participar?
Podem concorrer alunos com até 19 anos completos até 31 de dezembro de 2026 e que tenham disponibilidade para participar integralmente da programação em Brasília. Cada escola poderá selecionar um texto para representá-la e enviá-lo à respectiva Secretaria Estadual de Educação até o fim de abril.
As secretarias estaduais têm até 29 de maio para escolher os três melhores trabalhos de cada unidade federativa. A partir dessa etapa, o Senado Federal define o vencedor de cada estado e do Distrito Federal.
O material necessário para inscrição, incluindo ficha cadastral, folha oficial de redação e orientações, está disponível no site www.senado.leg.br/jovemsenador.








