Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

MP investiga vereadora do Acre por possível irregularidade em carga horária como servidora pública

MP investiga vereadora do Acre por possível irregularidade em carga horária como servidora pública

O Ministério Público vai continuar investigando o caso mais a fundo. Foto: Reprodução

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) instaurou um Inquérito Civil para apurar possível irregularidade envolvendo a vereadora Telma Regina Cunha de Queiroz Silva, do PP, que também ocupa o cargo de servidora efetiva do Governo do Estado do Acre. A apuração é conduzida pela Promotoria de Justiça Cível de Senador Guiomard.

A investigação foi formalizada por meio da Portaria do Inquérito Civil nº 06.2025.00000652-2, assinada pela promotora de Justiça Eliane Misae Kinoshita. O procedimento tem como base uma notícia de fato que aponta indícios de eventual descumprimento da carga horária no local de lotação funcional da servidora.

Segundo o MPAC, o objetivo do inquérito é verificar a existência de possível violação a dever funcional, o que pode caracterizar afronta aos princípios da legalidade, moralidade e eficiência da administração pública, previstos no artigo 37 da Constituição Federal.

Com a instauração do inquérito civil, o Ministério Público busca aprofundar a apuração dos fatos. Ao final das investigações, poderão ser adotadas medidas como o ajuizamento de ação de improbidade administrativa, ação civil pública, celebração de termo de ajustamento de conduta (TAC) ou, caso não sejam confirmadas irregularidades, o arquivamento do procedimento.

A promotoria também determinou a autuação da portaria, o registro do inquérito no Sistema de Automação da Justiça (SAJ/MP) e a designação de servidores do Ministério Público para a secretariação dos trabalhos investigativos.

Sair da versão mobile