Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

No Acre, prefeitura adota horário corrido para reduzir gastos públicos

No Acre, prefeitura adota horário corrido para reduzir gastos públicos

Foto: Reprodução

Quem precisa de atendimento nas repartições municipais de Senador Guiomard deve ficar atento: a gestão municipal adotou horário corrido no serviço público como medida para reduzir despesas. A mudança foi oficializada por decreto publicado na edição desta quarta-feira, 11, do Diário Oficial do Estado (DOE).

O novo expediente administrativo passa a ser das 7h às 13h, sem intervalo, e valerá até que haja novo ato da administração municipal. A decisão considera o atual cenário financeiro e a necessidade de contenção de gastos para garantir o cumprimento dos compromissos do município.

O decreto também menciona o alto custo com energia elétrica e estabelece como meta a redução de pelo menos 50% dessas despesas. Segundo o texto, o horário corrido pode contribuir para maior produtividade dos servidores e eficiência na execução das atividades administrativas.

Secretários municipais e demais autoridades poderão convocar cargos comissionados, chefes de setores e funções gratificadas para expediente normal sempre que houver necessidade do serviço.

Serviços essenciais continuam funcionando

A mudança não se aplica aos serviços considerados essenciais. Permanecem com funcionamento normal os postos de saúde urbanos e rurais, CRAS, CREAS, atendimento do Bolsa Família, Conselho Tutelar e escolas municipais, tanto na zona urbana quanto na rural.

O decreto prevê ainda que a medida pode ser revista ou revogada a qualquer momento, conforme avaliação do Poder Executivo municipal.

 

Sair da versão mobile