A Aldeia Nova Vida, localizada na Terra Indígena Katukina Kaxinawá, será o palco da V Vivência Cultural SITOAKORE. A quinta edição do evento será realizada nesta sexta-feira, 20, no município de Feijó. Organizado pela SITOAKORE (Organização de Mulheres Indígenas do Acre, Sul do Amazonas e Noroeste de Rondônia), o evento marca um momento histórico ao ser realizado, pela primeira vez, diretamente dentro de um território indígena.
A iniciativa busca fortalecer as práticas tradicionais e o conceito de “Bem Viver”, colocando as mulheres indígenas como protagonistas na preservação de suas culturas. A programação, tecida coletivamente por mulheres de diversos povos, promove a espiritualidade e a proteção dos territórios através da transmissão de conhecimentos entre gerações.
O evento promove a integração entre diferentes comunidades, reunindo representantes das aldeias Coração da Floresta, Shaneihu, Paroá Central, Morada Nova e Nova Vida. Esta união de povos fortalece a tradição e o intercâmbio de saberes dentro do território indígena.
Ao longo do dia, os participantes se envolverão em uma série de atividades que celebram a identidade originária, como pinturas corporais, brincadeiras tradicionais, e degustação da culinária indígena. A vivência também contará com apresentações culturais, banhos de ervas medicinais e momentos dedicados aos saberes ancestrais.
A V Vivência Cultural conta com o suporte do Governo do Estado do Acre, por meio da Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM), utilizando recursos do Fundo Estadual de Cultura (FEC).
Ver essa foto no Instagram








