Sob o título “Renda Nas Mãos, Vida Digna Para Mulheres”, o Centro de Defesa dos Direitos Humanos e Educação Popular do Acre (CDDHEP) abriu convite para mulheres que se autodeclaram negras, incluindo pretas e pardas, e indígenas participarem de um projeto com oficinas presenciais e gratuitas a partir de março de 2026.
As atividades estão previstas para ocorrer ao longo de duas semanas, no período da tarde, das 14h às 18h. As oficinas serão realizadas na sede do CDDHEP, no bairro 6 de Agosto, e também na Cidade do Povo, na Escola de Gastronomia.
O projeto disponibiliza 20 vagas e é financiado pela Fundação Banco do Brasil. As inscrições podem ser feitas pelo WhatsApp, no número (68) 99965-4900.
O que prevê o projeto
De acordo com a coordenadora do projeto, Patrícia Helena, além das oficinas práticas, a programação inclui conteúdos voltados à formação política e técnica em empreendedorismo.
“O que isso significa para as mulheres negras, o que pode gerar de desdobramento desse projeto? Então a gente chama palestras, uma roda de conversa, tem uns debates. Além da oficina de artesanato em si, nós temos essa formação”, disse.
Oficinas e carga horária
O projeto prevê três cursos presenciais, todos com carga horária de 40 horas:
-
Oficina de artesanato e formação em empreendedorismo, com temas sobre artesanato em tecidos e padrões regionais, além de formação política e técnica em empreendedorismo;
-
Oficina de alimentos regionais, com foco em culinária tradicional;
-
Oficina de costura, voltada à confecção de absorventes ecológicos e outros artigos de costura e customização.

Por: Vitória Messias, estagiária sob supervisão*