O Rio Acre consolidou seu processo de vazante nesta quinta-feira, 5, apresentando uma descida acelerada que já o coloca bem abaixo das cotas de risco. Após sair da cota de alerta nas primeiras horas da manhã, o manancial registrou 12,98 metros às 9h, consolidando um recuo de 20 centímetros em apenas quatro horas.
A tendência de queda deve se manter nos próximos dias, com a expectativa da Defesa Civil Municipal de que o nível chegue à marca de 11 a 10 metros neste fim de semana.
De acordo com o coordenador da Defesa Civil, tenente-coronel Cláudio Falcão, a estabilização que iniciou entre segunda e terça-feira deu lugar a uma vazante mais acentuada, apesar das chuvas registradas no interior.
“Tivemos uma chuva bem significativa ontem lá em Brasiléia, 64 milímetros, isso fez com que aumentasse o nível em Brasiléia, aumentou o nível em Assis Brasil e também as chuvas que aconteceram mais próximo de nós fez aumentar o nível do Riozinho do Rola”, explicou o coordenador. No entanto, Falcão ressalta que, mesmo com esse aporte, o fluxo de descida na capital não deve ser interrompido.
A comparação dos dados oficiais revela a rapidez da descida nas últimas 24 horas. Enquanto na manhã de quarta-feira, 4, o rio ainda estava transbordado com 14,46 metros, a medição das 9h desta quinta-feira aponta uma redução total de 1,48 metro em relação ao mesmo horário do dia anterior. A vazante ocorre em um cenário de ausência de chuvas em Rio Branco nas últimas 24 horas.
Retorno para casa
Apesar do otimismo com a vazante, o retorno das famílias para suas casas ainda não é imediato. A orientação da Defesa Civil é que o retorno só ocorra quando o rio atingir a marca dos 10 metros, e apenas após uma série de protocolos de segurança.
Antes que as famílias deixem os abrigos, as equipes precisam realizar vistorias técnicas nas estruturas das residências e promover a limpeza e desinfecção dos bairros atingidos pela lama e pelos resíduos da enchente. O órgão permanece atento às previsões meteorológicas, uma vez que novos episódios de chuva podem alterar o cenário de vazante nos próximos dias.