Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Rio Acre baixa para 9,97 metros e prefeitura inicia retorno de famílias atingidas pela cheia em Rio Branco

Rio Acre baixa para 9,97 metros e prefeitura inicia retorno de famílias atingidas pela cheia em Rio Branco

Retorno das famílias começa hoje - Foto: Arquivo/Defesa Civil

Com a vazante das águas do Rio Acre, que registrou a marca de 9,97 metros na manhã desta segunda-feira, 9, a Prefeitura de Rio Branco, por meio da Defesa Civil Municipal, deu início à operação de retorno das famílias para seus lares.

Após um final de semana de planejamento logístico, o foco inicial das equipes é a desmobilização do abrigo montado no Parque de Exposições Wildy Viana, onde dezenas de pessoas aguardavam a estabilização do nível do manancial para retomar a rotina.

O cenário atual é de otimismo para as autoridades, uma vez que não houve registro de chuvas nas últimas 24 horas e o nível do rio encontra-se abaixo da cota de segurança, que é de 10 metros. Segundo o Tenente-Coronel Cláudio Falcão, coordenador da Defesa Civil, o trabalho de base foi realizado nos dias anteriores para garantir que a transição ocorra com segurança e agilidade.

“Nós iniciamos hoje o retorno das famílias, com o rio baixo dos 10 metros. Já preparamos no final de semana e agora vamos levar de volta”, afirmou o coordenador.

A prioridade imediata da operação contempla 38 famílias que estão abrigadas no Parque de Exposições, somando 113 pessoas e 26 animais de estimação que também receberam assistência durante o período de cheia. Em paralelo, a Defesa Civil em parceria com a Secretaria Extraordinária de Povos Indígenas do Acre (Sepi) também organizam o retorno das famílias indígenas desabrigadas.

O monitoramento detalhado mostra que o Rio Acre iniciou o domingo, 8, com 10,56 metros e manteve uma tendência de queda ininterrupta ao longo de todo o dia, fechando a meia-noite em 10,13 metros.

Por fim, o cronograma de assistência da prefeitura prevê o suporte para as famílias que buscaram refúgio em casas de parentes.

Sair da versão mobile