Nesta semana, o nível do Rio Acre consolidou um ritmo acelerado de vazante. Entre a madrugada de quinta-feira, 5, e a manhã desta sexta-feira, 6, o manancial apresentou uma redução expressiva de 1,23 metro em seu nível, saindo da marca de 13,18m para 11,95m.
Com a vazante, o nível do rio se encontra abaixo das cotas de transbordo (14,00m) e de alerta (13,50m). A ausência de chuvas na capital contribuiu para que o processo de vazante não sofresse interrupções, permitindo que o volume de água baixasse de forma constante ao longo de todo o dia anterior.
De acordo com o Tenente-Coronel Cláudio Falcão, coordenador da Defesa Civil Municipal, a expectativa é que o rio mantenha essa tendência de queda nos próximos dias.
“É quase certo que a gente chegue aí aos 10 metros até o final de semana, início da semana, digamos segunda-feira no máximo”, afirmou o coronel, baseando-se na análise da bacia e na ausência de previsão de chuvas imediatas para Rio Branco.
O cenário pode mudar
Apesar da velocidade da descida, a Defesa Civil mantém o protocolo de que o retorno às casas só deve ser planejado quando o nível atingir os 10 metros. Falcão alerta, no entanto, que o monitoramento é constante, pois o cenário pode sofrer novas alterações a partir do dia 13 de fevereiro, devido as possíveis novas frentes de chuva.