Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Rio Acre volta a passar da cota de atenção em Rio Branco, mas Defesa Civil aponta possível estabilização

Rio Acre volta a passar da cota de atenção em Rio Branco, mas Defesa Civil aponta possível estabilização

Foto: Pedro Devani/Secom

O monitoramento do Rio Acre na capital acreana indica um cenário de atenção, mas com perspectivas de estabilização para as próximas horas. Segundo o boletim da Defesa Civil Municipal divulgado na manhã desta sexta-feira, 13, o manancial atingiu a marca de 10,14 metros às 05h20.

Embora o nível ainda apresente uma tendência de subida, o volume de chuvas nas últimas 24 horas foi considerado baixo, registrando apenas 01,40mm. Atualmente, o rio permanece bem abaixo da cota de alerta (13,50m) e da cota de transbordo (14,00m).

O Coronel Cláudio Falcão, coordenador municipal da Defesa Civil, informou que, apesar da elevação registrada em Rio Branco, o comportamento do rio em municípios vizinhos sinaliza uma trégua momentânea.

“Já demos sinais de vazante em outros municípios, inclusive em Capixaba. É uma vazante lenta, mas já está ocorrendo”, explicou o Coronel Falcão.

De acordo com o coordenador, a previsão é que o nível suba levemente nas próximas horas, mas sem expectativa de atingir a marca dos 11 metros de imediato. A tendência apontada pela Defesa Civil é de estabilização seguida de vazante.

Alerta para o período de Carnaval

Apesar do otimismo cauteloso, as autoridades reforçam que o monitoramento segue ininterrupto, especialmente devido ao calendário. “Hoje é sexta-feira e temos muitos dias pela frente”, alertou Falcão, referindo-se ao período carnavalesco e à continuidade do período chuvoso na região.

A previsão do tempo para o Carnaval é de bastante chuva na capital acreana.

Sair da versão mobile