A Prefeitura de Rio Branco lançou, na manhã desta sexta-feira, 6, no auditório do Tribunal de Contas do Estado (TCE), o Programa de Integridade Pública do Poder Executivo Municipal. A proposta busca fortalecer a transparência, a ética e a correta aplicação dos recursos públicos na administração municipal.
Idealizador do programa, o prefeito Tião Bocalom afirmou que a iniciativa tem como foco o combate à corrupção e destacou a importância do envolvimento dos servidores na construção de uma cultura organizacional baseada na responsabilidade com o dinheiro público.
“A coisa pública precisa ter o máximo de transparência. É necessário cuidar com zelo do dinheiro público para que ele renda e gere mais benefícios à sociedade. Cada servidor precisa cuidar bem da sua área, trabalhar com responsabilidade e buscar resultados, porque quando todos cuidam corretamente dos recursos, não há espaço para a corrupção”, afirmou.

Segundo o controlador-geral do município, Oscar Vareda Moreira Neto, o programa amplia os mecanismos de transparência e fortalece o controle social sobre a gestão pública.
“O programa envolve princípios como transparência, gasto ético e gasto eficiente. Quando a população compreende como os recursos estão sendo utilizados, ela pode acompanhar, fiscalizar e cobrar seus gestores. Isso garante mais confiança e segurança de que o dinheiro público está sendo aplicado de forma correta”, explicou.
Durante o evento, foi assinada a Declaração Pública de Compromisso com a Integridade, com a presença de secretários municipais e dirigentes de autarquias. Na ocasião, o prefeito reafirmou o apoio institucional da gestão para a implantação das ações previstas.
“Manifestamos o compromisso de apoiar a estruturação e implementação do Programa de Integridade e Gestão de Riscos no âmbito do município de Rio Branco, garantindo prioridade política e administrativa às ações previstas e assegurando suporte às unidades envolvidas”, declarou.
A iniciativa prevê medidas voltadas à gestão de riscos, fortalecimento da transparência administrativa e acompanhamento da aplicação dos recursos públicos no município.








