Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Rio Iaco apresenta vazante e fica abaixo da cota de transbordo em Sena Madureira

Rio Iaco apresenta vazante e fica abaixo da cota de transbordo em Sena Madureira

Rio Iaco (Foto: Defesa Civil)

A situação do Rio Iaco, em Sena Madureira, começou a apresentar sinais de melhora nesta terça-feira, 3. Após um fim de semana de agravamento e de ter atingido a marca de 15,72 metros na segunda-feira, o manancial registrou uma vazante significativa nas últimas horas.

Segundo as medições oficiais, o rio estava com 15,32 metros às 6h da manhã e, na leitura das 9h, baixou para 15,18 metros. Com esse recuo, o Iaco agora se encontra dois centímetros abaixo da cota de transbordo, que é de 15,20 metros.

Apesar da descida das águas, o rastro da enchente ainda exige atenção das autoridades. Cerca de 3,5 mil pessoas foram afetadas em todo o município, incluindo as zonas urbana e rural. O balanço aponta que 64 famílias sofreram danos diretos com a invasão das águas em seus quintais ou residências.

O atendimento às famílias desabrigadas permanece concentrado nas escolas Gutemberg Modesto da Costa e Siqueira de Menezes. Atualmente, 27 famílias (108 pessoas) seguem acolhidas nos abrigos públicos, enquanto outras duas famílias permanecem desalojadas em casas de parentes.

Sair da versão mobile