A partir desta quarta-feira (11/2), as instituições de educação superior participantes do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) iniciam o processo de convocação da lista de espera. Os candidatos serão chamados de acordo com a ordem de classificação, a modalidade de concorrência e a disponibilidade de vagas. Os estudantes que manifestaram interesse em participar na lista de espera devem conferir o resultado diretamente no site da universidade escolhida. As regras da seleção estão no Edital nº 29/2025.
Vagas
Em 2026, o Sisu oferta mais de 274 mil vagas para 7,3 mil cursos disponíveis em 587 municípios. A edição é a maior da história do programa, com a participação de 136 instituições de educação superior de todo o país, ampliando o acesso à graduação pública e de qualidade.
O número de vagas de 2026 representa um crescimento de 5% em relação ao Sisu 2025, com 13 mil vagas a mais ofertadas nesta edição. Do total, 148,9 mil vagas — o que corresponde a 54,3% — são disponibilizadas por meio da Lei de Cotas (Lei nº 12.711/12) e outras ações afirmativas próprias das instituições de ensino. As universidades federais ofertam 106,3 mil vagas para ações afirmativas, e os institutos federais (IFs), 23,3 mil. As universidades estaduais disponibilizam 17,3 mil oportunidades em vagas de ações afirmativas, e os centros federais de educação tecnológica (Cefets) oferecem 1,5 mil vagas.
Assim como em 2025, esta edição do Sisu contou somente com uma etapa de inscrição para as vagas ofertadas pelas instituições participantes. Dessa forma, os inscritos concorreram, em um único processo seletivo, às vagas disponibilizadas para todo o ano letivo.
Novidade
No processo seletivo de 2026 do Sisu, o Ministério da Educação (MEC) passou a considerar, para fins de inscrição, classificação e seleção dos candidatos, os resultados das três últimas edições do Enem — 2023, 2024 e 2025. A seleção leva em conta a nota que resulte na melhor média ponderada, de acordo com a opção de curso escolhida pelo candidato, desde que o participante não tenha sido inscrito como treineiro.
Sisu – O Sistema de Seleção Unificada foi instituído pela Portaria Normativa nº 2, de 26 de janeiro de 2010, e regulamentado pela Portaria Normativa nº 21, de 5 de novembro de 2012. O Sisu reúne as vagas ofertadas por instituições públicas de educação superior do Brasil que aderiram ao processo seletivo vigente. A maioria das instituições participantes é da rede federal de ensino, com destaque para universidades e institutos federais.
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secretaria de Educação Superior (Sesu)








