Candidatos do processo seletivo para o curso de Medicina 2026 da Universidade Federal do Acre (Ufac) tiveram o prazo ampliado para apresentar recurso contra o indeferimento da documentação de renda. O comunicado foi divulgado nesta sexta-feira, 13, informando que a contestação poderá ser feita até as 18h deste domingo, 15, exclusivamente pelo Sistema Eletrônico de Interposição de Recurso do Cebraspe.
A possibilidade de recurso é voltada aos concorrentes das vagas reservadas a estudantes egressos do ensino médio de escolas públicas que tiveram a comprovação de renda indeferida. Após o prazo estabelecido, não serão aceitos novos pedidos de revisão.
Resultado do processo seletivo
Também nesta sexta-feira, 13, a Ufac divulgou o resultado final das provas objetivas e o resultado provisório da prova discursiva (redação) do vestibular próprio para Medicina 2026, que oferta vagas para os dois semestres letivos.
Este foi o primeiro ano em que a universidade adotou vestibular próprio para o curso, deixando de utilizar o Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Ao todo, foram ofertadas 80 vagas, com mais de 5,4 mil inscrições confirmadas e média aproximada de 67,8 candidatos por vaga.
As provas ocorreram nos dias 11 e 18 de janeiro. No primeiro dia, os candidatos responderam questões de Ciências Humanas, Linguagens e produziram a redação, cujo tema foi “Desafios éticos do exercício da medicina durante o sofrimento humano”. No segundo dia, foram aplicadas as provas de Ciências da Natureza e Matemática.
Dos 5.429 inscritos, 3.518 compareceram às provas e 1.911 faltaram. Em Rio Branco, principal local de aplicação, foram 4.746 inscritos, com 1.623 ausentes. Já em Cruzeiro do Sul houve 683 inscritos, dos quais 288 não compareceram.
Recursos e próximos prazos
Os candidatos poderão acessar a redação corrigida, o espelho de avaliação e apresentar recurso contra o resultado provisório da prova discursiva entre 10h do dia 19 de fevereiro e 18h do dia 20 de fevereiro (horário de Brasília), exclusivamente pelo sistema eletrônico do Cebraspe.
As justificativas para alterações ou anulações de gabaritos das provas objetivas devem ser disponibilizadas a partir de 20 de fevereiro, também no site do processo seletivo.
O cronograma do vestibular prevê ainda:
- 24 de fevereiro de 2026 – divulgação da relação final de renda
- 9 de março de 2026 – resultado final do vestibular e informações sobre matrícula
- 24 de março de 2026 – consulta individual ao espelho de desempenho








