Com mais de três décadas de história no Carnaval de Rio Branco, o Bloco Carnavalesco Unidos do Fuxico prepara um desfile marcado por espiritualidade, ancestralidade e conexão com a natureza. Para o Carnaval de 2026, o bloco escolheu o enredo “Daime Luz”, que aborda, com respeito e sensibilidade, a Ayahuasca: bebida sagrada de origem ancestral, destacando sua importância para os povos originários e sua expansão cultural. A apresentação dos blocos de carnaval acontece na terça-feira, 16, a partir das 18h30 no centro da capital.
O enredo faz um recorte histórico e cultural da Ayahuasca, mostrando como a força de um saber tradicional que atravessa gerações, trazendo espiritualidade, identidade e significado. A narrativa apresenta os elementos da natureza, preparo da bebida sagrada, reforçando a relação entre o ser humano, a floresta e o sagrado.
O enredo é assinado pelo vice-presidente e carnavalesco Bismarck Moura, que também divide a diretoria do bloco com o presidente Aryson Fernandes. Segundo a organização, o desafio para 2026 é transformar um tema de forte valor simbólico em um espetáculo visual e musical capaz de emocionar o público e os jurados, mantendo a identidade vibrante da tradicional Verde e Rosa.
O samba-enredo “Daime Luz” foi composto por Aryson Fernandes, Chagas Fernandes, Carlos Henrique e Edwilson Cunha, com melodia assinada por Edwilson da Cunha, Edson Pai e Almir. A interpretação ficará por conta de Chagas Fernandes, Jordelei Batista (Delay), Carlos Henrique e Fabrício, acompanhados pela Bateria Furiosa, sob o comando dos mestres Antonielque e Aryson Fernandes. A expectativa é reunir entre 300 e 400 integrantes no desfile oficial.
No carnaval passado, o bloco alcançou a maior pontuação geral, mas acabou desclassificado após recurso de outro bloco. Para este ano, a comunidade reforça o foco em apresentar um trabalho técnico e artístico de excelência, com o objetivo de voltar ao topo do concurso de blocos carnavalescos.
Daime Luz!
Vem sambar com a Verde Rosa,
Vem pro celeiro da cura e do amor!
Meu pavilhão vai tremular de alegria,
Quando o Unidos do Fuxico desfilar!
(2x)
O pajé prepara o ritual,
A vivência se inicia…
Sabedoria ancestral
Assim o Daime ganha vida.
Um grande mestre, nos ensinou espiritualidade,
Uma luz no céu da Amazônia,
Brilhou e o mistério o revelou.
Doutrina e bailado que vão seguindo as tradições,
O hinário é cantado no mesmo compasso,
Ao som do maracá e o violão.
(2x)
Uma grande luz guiou para o mundo espiritual,
Mensagens e mirações acontecem,
Guiadas pelo mestre, nesse grande ritual.
Ayahuasca é uma cultura milenar em comunhão com a natureza.
Daime força, Daime luz!
Com cânticos, danças e orações,
Esse cipó sagrado, o seu chá nos faz sonhar…
Com amor, com fé e união
O poder da cura está aqui!
O meu tambor faz pulsar o coração
É carnaval, é alegria e emoção!
Vista a sua fantasia,
Vem sentir essa magia vem!
Ao som da Furiosa Bateria!
(2x)
Compositores: Chagas Fernandes, Aryson Fernandes, Carlos Henrique, Edwilson da Cunha
Intérpretes: Chagas Fernandes, Jordelei Batista (Delay), Carlos Henrique, Fabricio
Melódia: Edwilson da Cunha, Edson Pai, Almir
Mestres de Bateria: Antonielque e Aryson Fernandes








