O fim de semana de Carnaval no Acre registrou 31 ocorrências de violência doméstica entre os dias 13 e 15 de fevereiro de 2026, segundo dados divulgados nesta segunda-feira, 16, pela Polícia Civil do Acre (PCAC). No período, foram solicitadas 25 medidas protetivas de urgência para garantir a segurança das vítimas.
O levantamento foi consolidado pelo setor de inteligência da instituição e considera a data dos fatos registrados tanto na capital quanto no interior do estado. Segundo a Polícia Civil, o encaminhamento rápido dos pedidos ao Poder Judiciário permitiu a adoção de medidas de proteção ainda durante o período festivo.
As medidas protetivas, previstas na legislação brasileira, têm como objetivo resguardar a integridade física e psicológica das vítimas. Entre as determinações possíveis estão o afastamento do agressor do lar, a proibição de contato e restrições de aproximação.
A instituição destacou que o trabalho integrado das equipes plantonistas e o monitoramento das ocorrências possibilitaram resposta rápida aos casos, com acolhimento às vítimas e adoção das providências legais necessárias para solicitação das medidas protetivas no estado.








