O embate político entre o Governo do Acre e a prefeitura de Sena Madureira ganhou um novo desdobramento com a manifestação do deputado federal Roberto Duarte (Republicanos). O parlamentar saiu em defesa do senador Alan Rick (União Brasil) e do prefeito Gerlen Diniz (PP), que foram acusados pelo Departamento de Estradas de Rodagem (Deracre) de invadir o canteiro de obras da Pousada do Agricultor na última quarta-feira, 11.
À GAZETA, Roberto Duarte disse que a postura do governo foi de “desespero”. “Vejo essa situação como desespero total por parte do governo do estado. Uma nota descabida e leviana, além de mentirosa, pois não houve em nenhum momento invasão por parte do prefeito Gerlen Diniz e do Senador Alan Rick no imóvel que é de propriedade do município de Sena Madureira que é administrado pelo prefeito Gerlen”, afirmou o deputado.
Para Duarte, a acusação carece de lógica administrativa, questionando: “imagine o prefeito ser acusado de invasão num imóvel que é de propriedade do município que ele administra”.
O apoio de Duarte ocorre simultaneamente a uma crise interna no Partido Progressistas, legenda de Gerlen Diniz. A executiva estadual do PP anunciou a abertura de um processo disciplinar contra o prefeito, acusando-o de “traição” por apoiar adversários políticos do governo. Diante do isolamento de Diniz em seu partido, Duarte formalizou uma proposta de mudança: “O Republicanos está de portas abertas para receber o prefeito Gerlen Diniz. O convite oficial para se filiar ao Republicanos está feito”.
Segundo Duarte, o posicionamento do PP foi precipitado: “principalmente por se tratar de um prefeito muito bem avaliado pela população. É um prefeito que está trabalhando muito pela população, por isso, quero que reitero o convite para o prefeito Gerlen Diniz se filiar ao Republicanos”, salientou.
Até o momento, o Deracre mantém a intenção de judicializar o caso, alegando que a entrada no local ocorreu sem autorização e descumpriu normas de segurança para a gravação de vídeos eleitorais. O senador Alan Rick, por sua vez, já solicitou uma perícia técnica oficial para comprovar que as entradas da obra estavam intactas, reforçando que a visita teve caráter institucional para fiscalizar a aplicação de emendas parlamentares de sua autoria.