A exoneração do ex-superintendente da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (RBTrans), Clendes Vilas Boas, repercutiu na Câmara Municipal, nesta quinta-feira, 12. O vereador Eber Machado afirmou que o ex-gestor deixou o cargo em meio a preocupações pessoais e por ter conhecimento de informações sensíveis relacionadas à administração do transporte coletivo.
Segundo o vereador, Clendes teria demonstrado receio de consequências judiciais ao tratar do tema com o prefeito. “Ele disse: ‘prefeito, eu não quero ser preso, eu estou com medo’. E o prefeito disse: ‘então você inventa um motivo de saúde e peça pra sair, porque nós vamos colocar alguém lá’”, declarou Eber Machado ao comentar a mudança na direção do órgão.
O parlamentar também afirmou que o ex-superintendente possuía informações consideradas relevantes sobre a gestão. “Ele sabia de coisas que poderiam ‘explodir uma bomba’”, disse.
Eber voltou a citar possíveis pressões envolvendo contratos do transporte coletivo e afirmou que Clendes teria sido chamado à prefeitura para tratar de renovações contratuais. “Ele começou a chorar, e o prefeito disse: ‘calma, filhão, fica tranquilo, só assina’. E ele respondeu: ‘prefeito, eu estou com medo de ser preso’”, relatou.
O vereador ainda questionou os valores destinados ao sistema de transporte coletivo ao longo dos últimos anos. “Já são mais de 200 milhões de reais pagos, chegando perto de 250 milhões. Para onde foi esse dinheiro?”, afirmou. Também classificou a concessionária responsável pelo serviço como “um câncer” no sistema e alegou que haveria pressão sobre a administração municipal. “Isso aqui nada mais é do que uma chantagem a essa gestão. Ou assina o contrato, ou eles vão abrir a boca na Câmara”, declarou.
Outra crítica apresentada pelo parlamentar envolve o cumprimento de regras previstas na legislação municipal sobre repasses de subsídios ao transporte coletivo. “O repasse do subsídio ficou condicionado ao cumprimento das obrigações trabalhistas, mas nada disso acontece e continuam recebendo normalmente”, afirmou.
Em entrevista ao portal A GAZETA, o prefeito Tião Bocalom reagiu às declarações do vereador. “O que Eber Machado fala não me interessa. A única coisa que ele sabe fazer é criticar nossa gestão. Porque na época que ele era deputado, vereador, junto com o PT, estava tudo certo. Todo mundo sabe por que estava tudo certo. Então, Eber, você não me representa e não vai me chamar a atenção por nada, sabe por quê? Tudo que você falou até hoje nada deu certo. Cuida da tua vida que eu vou cuidar da minha.”
Clendes Vilas Boas foi exonerado do comando da RBTrans por decreto publicado em edição extra do Diário Oficial, nessa quarta-feira, 11, que também oficializou a nomeação de Marcos Roberto da Silva Coutinho para a função.
Veja também:








