Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Luiz Tchê confirma pré-candidatura à reeleição e define data para deixar a Seprod

Luiz Tchê confirma pré-candidatura à reeleição e define data para deixar a Seprod

Foto: Arquivo Agência Aleac

Em entrevista ao portal A GAZETA nesta terça-feira, 3, o secretário de Estado de Agricultura e Produção (Seprod), Luiz Tchê, confirmou que disputará a reeleição para o cargo de deputado estadual no pleito de 2026. O anúncio oficializa as movimentações políticas do gestor, que planeja retomar sua cadeira no Legislativo ainda neste semestre.

Eleito em 2022 pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT), Tchê licenciou-se do mandato parlamentar logo no início do segundo governo de Gladson Camelí para assumir o comando da Seprod. Durante sua gestão na pasta, sua vaga na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) foi ocupada pelo primeiro suplente da coligação, o deputado Marcos Cavalcante.

De acordo com o secretário, o planejamento para a desincompatibilização já está definido em conformidade com a legislação eleitoral. Luiz Tchê afirmou que pretende deixar o comando da secretaria até o dia 3 de abril, prazo limite para que ocupantes de cargos públicos retornem às suas funções legislativas caso pretendam concorrer nas eleições de outubro.

A saída de Tchê da Seprod marca o início de uma reforma administrativa pontual no governo estadual, à medida que outros gestores também devem se afastar para disputar cargos eletivos. O retorno do parlamentar à Aleac altera a configuração atual da casa, com a saída de Cavalcante da titularidade do mandato.

Sair da versão mobile