13 de março de 2026
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
    • Tributarista do Acre
    • Além da Caloria
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

13 de março de 2026
Sem resultados
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
Sem resultados
View All Result

Lula anuncia revogação do visto de assessor de Trump

Segundo Lula, Beattie só poderá entrar no Brasil se ocorrer o mesmo com Padilha, nos EUA. Itamaraty diz que assessor deu informações falsas.

A Gazeta do Acre por A Gazeta do Acre
13/03/2026 - 16:16
Foto: Arte/Metrópoles

Foto: Arte/Metrópoles

Manda no zap!CompartilharTuitar

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, nesta sexta-feira (13/3), que o assessor sênior do Departamento de Estado do governo de Donald Trump, Darren Beattie, está proibido de entrar no Brasil. O Metrópoles confirmou que o visto do norte-americano foi revogado pelo Itamaraty.

Beattie deveria chegar ao Brasil na próxima semana. Um dos compromissos previstos era uma visita ao ex-presidente Jair Bolsonaro, que está preso na Papudinha. No entanto, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), rejeitou a autorização para o encontro.

Segundo Lula, o funcionário de Trump para assuntos relacionados ao Brasil só entrará no país quando os EUA revogarem a sanção ao visto do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, bem como da esposa e da filha dele.

“Aquele cara americano que disse que viria para cá para visitar o Jair Bolsonaro, ele foi proibido de visitar e eu o proibi de vir ao Brasil enquanto não liberar os vistos do meu ministro da Saúde, que estão bloqueados”, disse Lula.

“Bloquearam o visto do Padilha, o visto da mulher dele e o visto da filha dele de 10 anos, sabe? Então, Padilha, esteja certo de que você está sendo protegido”, completou o titular do Planalto.

A declaração foi dada durante a inauguração do Setor de Trauma do novo Hospital Federal do Andaraí (HFA), na região da Grande Tijuca, no Rio de Janeiro. Além de Padilha, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, a primeira-dama Janja Lula da Silva e outros ministros participaram da agenda.

Ao Metrópoles, o Palácio do Itamaraty citou outros motivos para revogação do visto de Darren Beattie. Segundo o Ministério das Relações Exteriores (MRE), o norte-americano omitiu informações ao solicitar entrada no Brasil.

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR

“O Itamaraty confirma a revogação do visto, tendo em conta a omissão e o falseamento de informações relevantes quanto ao motivo da visita por ocasião da solicitação do visto, em Washington. Trata-se de princípio legal suficiente para a denegação de visto, de acordo com a legislação nacional e internacional”, diz o Itamaraty.

Em agosto de 2025, a gestão Trump cancelou a visto da mulher e da filha de Padilha, de 10 anos.

No mês seguinte, ele recebeu a autorização para ingressar no país para participar da reunião da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York, mas acabou cancelando a ida, porque estava envolvido nas negociações para aprovar a medida provisória (MP) que instituiu o Programa Agora Tem Especialistas.

Lula anuncia revogação do visto de assessor de Trump
Darren Beattie, alto funcionário do Dep. de Estado dos EUA. Foto: Dep. de Estado dos EUA/ Divulgação

Beattie visitaria Bolsonaro

Nessa quinta-feira (12/3), o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), reformou a decisão que havia autorizado a visita de Beattie ao ex-presidente Jair Bolsonaro na prisão.

A mudança ocorre após Moraes receber do Itamaraty a informação de que Beattie não tem agenda diplomática no Brasil e que seu visto de entrada foi concedido apenas para um compromisso privado.

No ofício enviado pelo ministro Mauro Vieira ao STF, o chanceler destacou que a visita de Beattie a Bolsonaro poderia configurar “indevida ingerência” em assuntos internos do Brasil. “A visita de um funcionário de Estado estrangeiro a um ex-presidente da República em ano eleitoral pode configurar indevida ingerência nos assuntos internos do Estado brasileiro”, pontuou.

Na decisão, Moraes afirmou que, somente após o pedido de encontro com Bolsonaro ser protocolado na Corte, foram solicitadas pela Embaixada dos EUA em Brasília reuniões de Beattie perante o Ministério das Relações Exteriores, “inexistindo, até então, qualquer agenda diplomática previamente notificada a esta Pasta”.

Moraes menciona, ainda, outro compromisso informado apenas depois de o Supremo autorizar, em decisão inicial, a visita ao ex-presidente. “Em 11/3, em mensagem enviada por diplomata da Embaixada dos EUA por aplicativo de mensagens, solicitou-se o agendamento de encontro entre o Sr. Darren Beattie e o secretário de Europa e América do Norte, na tarde de 17/3. Uma agenda que também não está confirmada.”

De acordo com fontes da diplomacia brasileira, o Brasil utilizou o princípio da reciprocidade na decisão. No entendimento do governo, Beattie falseou e omitiu informações relevantes relacionadas ao motivo da visita ao Brasil. “Trata-se de princípio legal suficiente para a denegação de visto, de acordo com a legislação nacional e internacional”, afirmou o Itamaraty.

Quem é o assessor de Donald Trump

Darren Beattie é um escritor conservador, com formação em ciência política. No primeiro mandato de Trump, era um dos responsáveis por escrever os discursos do republicano. Desde fevereiro, atua na área política do Departamento de Estado para o Brasil — ele foi nomeado no departamento em outubro passado.

Apesar disso, Beattie já exercia influência sobre a política do governo Trump para o Brasil desde o começo do atual mandato do republicano, em janeiro de 2025.

Em agosto do ano passado, o funcionário de Trump criticou fortemente Moraes, no contexto da aplicação da Lei Magnitsky contra o magistrado, afirmando em publicação que o ministro era o “principal arquiteto da censura e perseguição contra Bolsonaro e seus apoiadores”. Posteriormente, as sanções da Magnitsky contra o ministro foram retiradas.

Como mostrou o Metrópoles, na coluna de Andreza Matais, Beattie é um dos principais envolvidos nas discussões dentro da administração Trump sobre a possibilidade de voltar a sancionar Moraes, com base na mesma legislação.

Por: Metrópoles

Siga 'A Gazeta do Acre' nas redes sociais

  • Canal do Whatsapp
  • X (ex-Twitter)
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok



Anterior

Dinossauro “pescoçudo” de 120 milhões de anos é descoberto no Brasil

Próxima Notícia

Comitê de Cultura promove oficina de portfólio e espetáculo ‘Carcinoma’ Vale do Juruá; confira

Mais Notícias

Foto: MPAM/Divulgação
8º guia gazeta

Entenda como nova lei põe fim a atenuantes para estupro de vulnerável

13/03/2026
Foto: Divulgação/Casa da Mulher Brasileira de Itumbiara e Instagram de Thales Machado
8º guia gazeta

Mãe dos meninos mortos pelo secretário de Itumbiara desabafa um mês após o crime: ‘Até hoje não consigo acreditar’

12/03/2026
Foto: Disque Denúncia/Rio de Janeiro
8º guia gazeta

Homem condenado por golpe de R$ 1,8 milhão contra o INSS é preso

12/03/2026
Foto:  Unsplash
8º guia gazeta

Uber: novo recurso permite que passageiras escolham motoristas mulheres

11/03/2026
Foto: PHI/Divulgação
8º guia gazeta

Prouni 2026: prazo para entrega de documentos termina nesta sexta

10/03/2026
Foto: SimpleImages/ Getty Images
8º guia gazeta

Aquecimento global registra maior ritmo desde 1880, aponta estudo

09/03/2026
Mais notícias
Próxima Notícia
Território em Foco: Oficina de Portfólio Cultural (Foto: Assessoria)

Comitê de Cultura promove oficina de portfólio e espetáculo 'Carcinoma' Vale do Juruá; confira

Seminário do Movimento de Mulheres Camponesas debate segurança alimentar e agroecologia no Acre

Seminário do Movimento de Mulheres Camponesas debate segurança alimentar e agroecologia no Acre

Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
    • Tributarista do Acre
    • Além da Caloria
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
  • Receba Notícias no celular
  • Expediente
  • Fale Conosco

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre