Mesmo com a queda no desemprego no fim de 2025, as mulheres continuam enfrentando mais dificuldades para se inserir no mercado de trabalho no Acre. Dados da PNAD Contínua do quarto trimestre mostram que a taxa de desocupação entre mulheres foi de 7,9%, enquanto entre os homens ficou em 5,7%.
A diferença de 2,2 pontos percentuais evidencia a desigualdade de gênero no acesso ao emprego no estado. Considerando apenas a população em idade de trabalhar, a taxa foi de 6,9% para mulheres e 4,5% para homens.
Em números absolutos, o Acre encerrou o quarto trimestre com 22 mil pessoas desempregadas, dentro de uma força de trabalho de 347 mil pessoas. Ao todo, 325 mil estavam ocupadas no período.
Os dados fazem parte da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), divulgada pelo IBGE, e retratam o cenário do mercado de trabalho acreano entre outubro e dezembro de 2025.