Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

No mês da mulher, Thaís Moura e Tânia Carvalho assumem Presidência e Secretaria-Geral da Ordem

No mês da mulher, Thaís Moura e Tânia Carvalho assumem Presidência e Secretaria-Geral da Ordem

Foto: Asscom/OAB-AC

A advogada Thaís Moura assumiu, nesta segunda-feira, 2, a Presidência da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Acre (OAB/AC). O ato simbólico de transmissão do cargo marcou o início da programação do Mês da Mulher e contou com a presença de advogadas e advogados que compõem os quadros da instituição.

Os cargos de diretoria no Sistema OAB são compostos 50% por mulheres e 50% por homens conforme a Resolução 5/20 do Conselho Federal, que alterou o Regulamento Geral do Estatuto da Advocacia e da OAB para estabelecer paridade de gênero. Com o ato da Presidência da Seccional Acre, no mês da mulher, a diretoria fica majoritariamente composta por advogadas.

“Assumir a Presidência da OAB Acre, ainda que temporariamente, é uma grande honra e também uma enorme responsabilidade. Esse momento representa o avanço das mulheres na advocacia e o reconhecimento de que estamos preparadas para ocupar qualquer espaço de liderança. Seguimos trabalhando com diálogo, firmeza e compromisso com toda a classe”, destacou a presidente em exercício Thaís Moura.

Thaís Moura Barros é graduada em Direito e advogada desde 2015. É também mestre em Educação pela Universidade do Vale do Itajaí, especializada em Tribunal do Júri. Atua como docente de Direito do Instituto Federal do Acre (Ifac). Foi presidente da Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas (Abracrim) no Acre entre 2023 e 2024.

Atualmente, além de vice-presidente eleita da Seccional Acre, é membro da Comissão Nacional do Tribunal do Júri e coordenadora do Sistema de Prerrogativas da OAB/AC.

Mais que um ato solene

Segundo o presidente Rodrigo Aiache, muito além de um café da manhã comemorativo ou de uma singela homenagem entregue no dia 8 de março, no mês da mulher, a Ordem celebra as conquistas alcançadas ao longo dos últimos anos e empodera toda a sua equipe de advogadas.

“Durante este mês tão simbólico, faço a transmissão temporária da Presidência da OAB Acre à nossa vice-presidente, Thaís Moura. É um gesto que reafirma nosso compromisso com a valorização da liderança feminina dentro da Ordem. A advocacia acreana ganha quando ampliamos espaços e reconhecemos competências”, completou Aiache.

Socorro Rodrigues, que também exerceu a Presidência por várias ocasiões durante a gestão 2022-2024, ressaltou que atos como esse firmam a presença da mulher advogada nos espaços de poder.

“O Sistema OAB é um sistema majoritariamente masculino, mas que aos poucos as mulheres vêm ocupando esses espaços. Além da paridade entre número total do conselho, temos os cargos nas diretorias e as coordenações. E o próximo passo é aumentar esse protagonismo feminino ganhando protagonismo nos demais espaços de poder”, completou a conselheira federal.

A função da Secretaria-Geral da Ordem, terceiro posto mais importante da gestão, também será ocupada pela advogada Tânia Carvalho. Renato Augusto se licenciou juntamente com o presidente Rodrigo Aiache.

Durante sua fala, Renato Augusto ponderou que o espírito de união e harmonia entre a diretoria proporciona a continuidade dos projetos da Ordem e a estabilidade institucional.

Assumindo a função de secretária-geral, Tânia Carvalho completou: “Fazer parte deste momento da nossa instituição é resultado de uma construção coletiva. É símbolo de evolução, representatividade e respeito.”

Valorização da mulher advogada
Ao longo dos últimos anos, a Seccional Acre tem a pauta feminina como uma de suas prioridades. Criada em 2025, a Coordenadoria de Prerrogativas da Mulher Advogada é um compromisso firmado com a classe no plano de gestão apresentado durante as últimas eleições da Ordem.

Durante o mês da advocacia, no ano passado, foi realizada a Campanha em defesa das prerrogativas da mulher advogada, reforçando a necessidade de respeito, segurança e igualdade no exercício profissional.

Saiba as demais mudanças
Juntamente com a conselheira federal Raquel Eline, Socorro Rodrigues de Souza e Carol Afonso Cabral assumem titularidade no Conselho Federal no lugar dos advogados Carlos Lamas e Marcos Vinícius Jardim.

Caren Oliveira de Araújo assume a presidência da Comissão de Defesa, Assistência e Prerrogativas no lugar de Carlos Roberto Lima de Medeiros.

Na Escola Superior da Advocacia (ESA), o diretor Emerson Costa também realizou a transmissão temporária do cargo, que será exercido ao longo de março por Elisabeth Castelo, que atualmente atua como diretora adjunta.

Sair da versão mobile