11 de maio de 2025
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

11 de maio de 2025
Sem resultados
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
Sem resultados
View All Result

Marinha do Brasil instala primeira agência fluvial no Acre

A Gazeta do Acre por A Gazeta do Acre
05/12/2012 - 19:24
Manda no zap!CompartilharTuitar

 A Marinha do Brasil inaugurou nesta quarta, 5, sua primeira agência fluvial no Estado do Acre, em Cruzeiro do Sul, no local denominado Porto do Governo, bairro Remanso, margem esquerda do Rio Juruá. A nova agência assume o serviço que era feito de forma precária pela agência em Eirunepé (AM). A agência deverá promover, além da fiscalização e inspeções navais e emissão de documentos, a formação de profissionais da navegação e, ainda, investir na educação em relação ao tráfego pelos rios da região.

 A área de atuação da agência abrangerá, além de Cruzeiro do Sul, os municípios de Mâncio Lima, Rodrigues Alves, Porto Walter, Marechal Thaumaturgo e Jordão, no Acre, e Guajará e Ipixuna, no Amazonas. Presentes à cerimônia, o comandante de Operações Navais da Marinha, almirante de esquadra Gilberto Max Roffé Hirschfeld, e o comandante do IX Distrito Naval (ao qual a nova agência está subordinada), vice-almirante Antônio Carlos Frade Carneiro. Ambos enfatizaram que o objetivo primordial da agência é possibilitar maior segurança no tráfego fluvial, educar para isso e fazer cumprir a lei.

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR

 O almirante Hirschfeld disse que, a partir de agora, a Marinha vai apoiar mais intensamente inspeções ao longo dos rios e a Operação Ágata, que é realizada conjuntamente com outras instituições ligadas à segurança no país. O vice-almirante Frade Carneiro agradeceu ao governo do Acre pela doação do terreno e o apoio do Exército Brasileiro e da Petrobras. Ele chamou a atenção para a intensidade do tráfego fluvial em Cruzeiro do Sul e a construção pela Petrobras de uma base na região, nas proximidades da agência, e alertou para a necessidade de intensificação de medidas para garantir um tráfego seguro. “Agora, em qualquer acidente de navegação, não teremos que esperar os militares de Eirunepé chegar; estamos mais próximos da comunidade para auxiliar”, disse.

 Segundo Frade Carneiro, os cursos – gratuitos – serão oferecidos a toda a comunidade, via concurso. O IX Distrito sempre mandará algum navio para o Juruá, para auxiliar o serviço da agência, e em janeiro já está previsto o apoio às operações do Navio-Hospital Dr. Montenegro, que passa três meses na região, prestando serviços médicos aos ribeirinhos.

 O agente fluvial nomeado é o capitão-tenente Claudenilson dos Santos Viana, cuja equipe tem ainda nove subalternos, a mesma estrutura da agência de Humaitá (AM), inaugurada no ano passado, no Rio Madeira. A agência tem uma área construída de 380 metros quadrados, contando com 20 compartimentos e uma sala de aula para 40 alunos. Para o serviço nos rios, terá o apoio de duas lanchas.

Desde 2008 – Em fevereiro de 2010, o vice-governador Cesar Messias esteve em Manaus, onde foi recebido pelo então comandante do 9º Distrito Naval, VA Fernandes, e pelo comandante da Capitania Fluvial da Amazônia Ocidental, CMG Odilon, para tratar da renovação da parceria entre o governo e a Marinha, referente ao navio de Assistência Hospitalar Dr. Montenegro e à criação de uma agência fluvial em Cruzeiro do Sul. Na volta, uma comissão da Marinha acompanhou o vice-governador para verificar a expressividade e a potencialidade de crescimento do tráfego fluvial na região, bem como buscar um local para a Marinha do Brasil se estabelecer.

 Na ocasião, Cesar Messias lembrou que, em 2008, a convite do então senador Tião Viana, o comandante da Marinha, Moura Neto, visitou o Estado. Ele foi recepcionado pelo então governador Binho Marques em Rio Branco e depois viajou a Cruzeiro do Sul, quando externou seu interesse em aprofundar as parcerias entre o Acre e a Marinha, tendo garantido apoio na criação de infraestrutura para a Marinha se estabelecer. 
 

Compartilhe:

  • WhatsApp
  • Publicar
  • Threads
  • Telegram
  • E-mail

Siga 'A Gazeta do Acre' nas redes sociais

  • Canal do Whatsapp
  • X (ex-Twitter)
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok



Anterior

Viva Rio Branco

Próxima Notícia

MPE pede a cassação dos prefeitos de Cruzeiro do Sul, Rodrigues Alves e Mâncio Lima

Mais Notícias

Nova vacina contra a dengue chega ao Brasil na próxima semana
6º destaque

Acre tem a segunda maior incidência de casos prováveis de Zika no Brasil

11/05/2025
Confira a programação da Terça-feira Santa na Diocese de Rio Branco
4º destaque

Bispo de Rio Branco comenta eleição do Papa Leão XIV: “Surpresa geral, mas cheia de esperança”

11/05/2025
Acre sob alerta: Inmet prevê chuvas fortes e ventos de até 100 km/h em todo estado
1º destaque

Alerta de chuvas intensas vale para todo o Acre a partir deste domingo

11/05/2025
Inscrições para o Encceja estão abertas até 2 de maio
Destaques Cotidiano

Confira lista com 96 concursos abertos e 15.025 vagas em todo o país

11/05/2025
Governador Gladson Camelí publica mensagem em homenagem ao Dia das Mães
3º destaque

Governador Gladson Camelí publica mensagem em homenagem ao Dia das Mães

11/05/2025
Bombeiros resgatam idosa em área de difícil acesso na zona rural de Cruzeiro do Sul
5º destaque

Bombeiros resgatam idosa em área de difícil acesso na zona rural de Cruzeiro do Sul

11/05/2025
Mais notícias
Próxima Notícia

MPE pede a cassação dos prefeitos de Cruzeiro do Sul, Rodrigues Alves e Mâncio Lima

Sejudh divulga programação da Semana dos Direitos Humanos

Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
  • Receba Notícias no celular
  • Expediente
  • Fale Conosco

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre