Acre é o único estado do Brasil a concluir o Censo Escolar – Jornal A Gazeta

Acre é o único estado do Brasil a concluir o Censo Escolar

Pela quarta vez consecutiva, as escolas acreanas são as únicas a concluírem o Censo Escolar 2019 na data prevista. A ferramenta é a mais importante pesquisa estatística e principal instrumento de coleta de informações da educação básica, indispensável na construção do retrato da situação educacional do país.

Em todo o estado, são 1.571 unidades de ensino, delas, 622 da rede estadual com 149.898 matrículas na escolarização, 4.653 no Atendimento Educacional Especializado (AEE) e 5.748 na atividade complementar (Programa Mais Educação). Já na esfera municipal são 898 escolas com 99.479 matrículas na escolarização, 1.743 no AEE e 3.593 na atividade complementar. Além disso, são 7 instituições federais com 2.881 matrículas na escolarização e 44 privadas com 12.603 matrículas na escolarização, 261 no AEE e 35 na atividade complementar.

O conjunto de indicadores responsável pela compreensão do cenário e que possibilita monitorar o desenvolvimento da educação brasileira é calculado com base no Censo. Fazem parte desse conjunto o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (ldeb), as taxas de rendimento e de fluxo escolar, a distorção idade-série, entre outros, que servem de referência para as metas do Plano Nacional da Educação (PNE)

Além disso, os dados apurados também servem como base para o repasse de recursos de diversos programas como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar (PNATE), Programa Dinheiro direto na Escola (PDDE) e Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB).

Assuntos desta notícia