Acre não teve registro de novos casos do coronavírus, aponta Boletim diário da Sesacre – Jornal A Gazeta

Acre não teve registro de novos casos do coronavírus, aponta Boletim diário da Sesacre

A Secretaria estadual de Saúde (Sesacre) divulgou o boletim epidemiológico de hoje à tarde, 26, com a situação da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) no Acre. Não houve nenhum novo registro. O total de confirmações seguem em 23 casos no Estado (todos da Capital).

Houve um caso novo, de um bancário de 30 anos, morador de Boca do Acre, município que, apesar de ter Acre no nome, fica localizado no Estado do Amazonas, portanto, não entram nas estatísticas acreanas (embora o mapa do Ministério da Saúde, de forma equivocada, coloque o caso como se fosse daqui). Três amostras daquela cidade vieram para ser testadas no laboratório do Acre, duas foram descartadas e a do bancário testou positivo.

Até o momento, o Centro de Infectologia do Laboratório Charles Mérieux coletou para análise 334 amostras de pacientes com sintomas do coronavírus. Destes, 235 foram descartados e 76 continuam, ainda, sob análise (61 deles na Capital, 7 em Cruzeiro do Sul, 5 em Acrelândia, 2 em Feijó e 1 em Brasileia).

Vale destacar que, a partir de agora, o diagnóstico da doença deve demorar um pouco mais no Estado. É que o governo anunciou que o laboratório referência vai ampliar o prazo para sair os resultados dos exames, de 24 para 48 horas. O motivo é para evitar sobrecarga de trabalho nas equipes, que agora passarão a se revezar na análise dos testes.

A nível nacional, o vírus já contaminou 2.915 brasileiros, ocasionando 77 mortes em todo o país (a maioria delas no Estado de São Paulo). Desde que chegou ao Brasil, a doença não arrefeceu seu ritmo de infestação. Pelo contrário, desde o dia 16 deste mês, ou seja, nos últimos 10 dias, os números de confirmações nos testes subiram em uma média de mais 260 casos por dia.

Assuntos desta notícia