Amar – este é o segredo do sucesso – Jornal A Gazeta

Amar – este é o segredo do sucesso

Olá tudo bem? Como vai você?

É impressionante como as pessoas no cenário atual tem buscado e almejado o sucesso.

Lotam academias, cursinhos, sentam cansados (as) em bancos de faculdades depois de um dia inteiro de trabalho, investem em estética, buscam títulos e mais títulos, desejam fama, dinheiro e etc.

Mas, qual realmente é o segredo do sucesso?

Muitos afirmam veementemente: o segredo é estudar; outros afirmam que é trabalhar.

“Sabe Claudia, o segredo do sucesso está em ser feliz”.

Sim, mas como é ser feliz?

Muitos afirmam estar curtindo a vida, aproveitando, sentindo prazer, dentre outros prazeres da vida.

“Olha Claudia, alguns dizem que o segredo do sucesso é amar tudo que faz, eu amo fazer academia, estudar, buscar a beleza, …”

Daí eu olho bem tranquilamente e pergunto: É isso que você ama?

É meu amigo, minha amiga, estou buscando compreender você.

Sabe de uma coisa, eu tenho percebido que, infelizmente, hoje o amor está banalizado.

Todo mundo ama chocolate, cinema, comidas, viagens, teatro, músicas, dança, sim, as pessoas usam a palavra amor para descrever o que sente por um objeto, uma coisa, um fato, um alimento.

E aí, se me permitirem, eu quero entrar em outra área que me deixa reflexiva: e quanto aos relacionamentos?

Afinal, nós, seres humanos, estamos o tempo todo nos relacionando, na escola, no trabalho, no parque, nos restaurantes, nos supermercados, nas instituições religiosas e demais lugares.

Sabe, mais um ano está finalizando e acredito que muitas coisas aconteceram, pessoas novas e diferentes conhecemos.

Experiências foram trocadas quer positivas ou negativas, mas que de qualquer forma aconteceram para nos ensinar.

Alguns com uma vontade enorme ou com um imenso desejo que a relação dê ou tivesse dado certo.

Quantas pessoas eu pude ouvir e afirmar: “sabe doutora, eu nunca imaginei que depois de tantos anos de casado (a) o meu casamento pudesse terminar. Trabalhei tanto. Consegui um belo patrimônio. Coloquei meus filhos nos melhores colégios. Dei tudo do bom e do melhor. Mas acabou! Hoje estou aqui e sozinho(a)”.

E eu Claudia, do outro lado, sim aqui, neste momento, afirmando que as coisas podem ser diferentes, e que se houve desencontros neste longo ou curto caminho, que ambos tiveram sua parcela de culpa, mas que você pode reconquistar ou construir uma nova história em seu relacionamento, mas que para isso é necessário que esteja disposto (a) a MUDAR.

Observe que, infelizmente, a humanidade tem buscado tanto o sucesso através dos bens materiais, que tem percorrido dolorosos caminhos pela fama e pelo status. Nesta correria desequilibrada estão atropelando aquilo que realmente trará sucesso para a sua vida: o amor ao próximo.

E este amor é mais do que um sentimento, ele é um comportamento, uma atitude, uma escolha, uma ação.

O ser humano nasceu para amar. Sim, amar pessoas e ser amado.

No entanto, atualmente se amam coisas, objetos, carreiras, negócios, e o resultado disso, são vidas vazias, mal resolvidas, casamentos desfeitos, filhos empobrecidos afetivamente, solidão, remorsos, mágoas, revoltas.

Quando eu amo o próximo, eu me torno melhor, eu contribuo positivamente por um lar feliz, um bairro organizado, uma cidade limpa, um ambiente prazeroso.

Quando eu amo o próximo, meu trabalho, minha profissão enobrece. Eu cuido, procuro tomar as melhores atitudes, observo melhor meu comportamento e analiso minhas palavras, pois não quero ferir, nem magoar.

Quando eu amo ao próximo, busco a honestidade, me desprendo da soberba, e me dispo da prepotência e arrogância.

Presto atenção e me disponho a ser um bom marido, uma boa esposa, bons pais e filhos respeitosos, que sabem honrar aqueles que os colocaram no mundo.

Quando eu amo ao próximo, penso nele, e não quero prejudicá-lo na vizinhança, no ambiente de trabalho, ou em outros lugares que possamos estar juntos.

Meu querido, minha querida, nós podemos aonde quer que estejamos, nos relacionar com amor.

O segredo do sucesso é o Amor.

Quando você ama, respeita, muda e cuida.

E todos perceberão, sentirão e verão este amor em suas atitudes, em seus atos, sim, em seu comportamento. Nada você precisará dizer, apenas fazer.

Você atrairá pessoas para você, simplesmente porque ama e faz questão de usar e aplicar este amor em todos os momentos e circunstâncias de sua vida.

O amor nos torna gentis, nos faz perdoar, nos torna pacientes e fazemos sem nenhum esforço o uso da honestidade.

O sistema nos motiva a competir, nos leva ao consumismo, uma busca permanente por bens materiais.

Mas deixa eu te dizer uma coisa, nestes meus quase 17 anos como terapeuta ouvindo e realizando aconselhamento com pessoas, casais e famílias, eu posso afirmar sem medo de errar, que não existe nada que realmente realize o ser humano em sua totalidade que não seja o amor.

Olha só, o amor não é um simples sentimento.

Amor é ação!

Então, que a partir deste momento, você comece a analisar e admitir que precisa mudar, transformar a sua forma de ver e buscar o sucesso, pois este vem naturalmente e de forma suave e tranquila quando nos desprendemos do supérfluo, sim, da materialidade e aplicamos a verdadeira essência do amor.

Um grande abraço!

Fica com Deus.

* Claudia Correia é Psicóloga
claudiacorreiamt@hotmail.com
Facebook: Claudia Correia de Melo
Site: claudiacorreia.com.br

Assuntos desta notícia