Animais do DCZ ganham ensaio fotográfico para incentivar adoção na Capital – Jornal A Gazeta

Animais do DCZ ganham ensaio fotográfico para incentivar adoção na Capital

Lenços coloridos, acessórios divertidos e muitos focinhos lindos. Foi assim o ensaio do fotógrafo Rodrigo Oliveira com alguns cachorros que estão disponíveis para adoção no Departamento de Controle de Zoonoses de Rio Branco (DCZ). As fotos foram feitas no último sábado, 30, e estão fazendo sucesso nas redes socais.

O objetivo da iniciativa é incentivar a adoção de gatos e cachorros. Atualmente, cerca de 60 animais estão abrigados no DCZ à espera de um dono.

A tesoureira da Sociedade Amor a 4 Patas, Luciana Souza, ajudou desde o banho dos bichinhos até o momento das fotos. Ela conta que a ideia de fazer o ensaio fotográfico foi da voluntária e colaboradora, Irlane Leão.

“O objetivo foi dar visibilidade. Mesmo com muitos animais no Departamento de Zoonoses, muitas pessoas ainda não sabem que eles estão para a adoção. A ideia das fotos é mostrar que lá tem muitos animais de diferentes tipos, pequenos, grandes, machos e fêmeas”.

A experiência de ajudar no ensaio fotográfico foi novidade para a voluntária, que teve uma tarde de muita diversão. “Todo animal tem seu biotipo, alguns mais tímidos, outros não paravam de correr. Alguns conseguimos tirar mais fotos, outros quase não conseguimos”.

Ativista da causa animal, o fotógrafo conta que o ensaio foi uma forma de contribuir com o trabalho feito pelas ONGs e pelo DCZ. Mais animais devem ser fotografados em breve.

“Nosso objetivo é trabalhar o incentivo à adoção de uma maneira visual, já que as fotos acabam chamando bastante atenção. Quisemos mostrar que os cachorros não precisam ter raça para serem bonitos, eles só precisam de alguém que os enxergue como nós os enxergamos”.

Sobre seu primeiro ensaio fotográfico com animais, Oliveira afirma ter sido divertido e desafiador. “Alguns deles são bem temperamentais, aí precisamos nos desdobrar para clicar. Mas o tempo passou e eu nem senti o cansaço”.

Souza destaca que os animais adotados no DCZ terão a castração garantida. Alguns, inclusive, já passaram pelo procedimento cirúrgico. Interessados em adotar um bichinho devem se dirigir até o CCZ, das 8h às 14h, na Rodovia AC 40, km 9, Vila da Amizade. Mais informações pelo telefone (68) 3221-3561.

ADOTE UM ANIMAL

Na última sexta-feira, 29, milhares de internautas ficaram assustados com o resgate de 135 cachorros que sofriam maus-tratos em um canil certificado em Osasco (SP). A ação, organizada pela ONG da ativista Luisa Mell, divulgada na rede social da apresentadora, mostrou a situação deplorável na qual os animais se encontravam: sem banho, machucados e com fezes grudadas nos pelos.

Ao recordar o episódio, Souza fala da importância de adotar um animal. “Todos os animais são iguais e oferecem o mesmo carinho. Sempre tentamos incentivar a adoção porque quando as pessoas compram animais elas incentivam um mercado que tem muitas falhas. Não podemos dizer que todos os abrigos são assim, mas podemos afirmar, com certeza, que existem abrigos assim”.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, há mais de 30 milhões de animais abandonados no Brasil. Destes, 20 milhões são cachorros, enquanto 10 milhões são gatos.

FOTOS – RODRIGO OLIVEIRA
Assuntos desta notícia