Aprenda com as lições da vida – Jornal A Gazeta

Aprenda com as lições da vida

Olá, tudo bem? Como vai você?

Estamos habituados a dizer até de forma automática: é assim mesmo, é errando que se aprende.
Mas, quando menos esperamos, estamos nós repetindo os mesmos erros, com outras pessoas em outro contexto, no entanto, repetindo o mesmo comportamento, a mesma atitude, postura e palavras.
Por que estamos nós a cometer ou repetir os mesmos erros, como se estivéssemos em um círculo vicioso? Rodando, rodando e fazendo sempre as mesmas coisas com pessoas e circunstâncias diferentes. Onde está realmente o erro, nos outros ou em você?
Diga-me, o que é que você está fazendo que vem dando sempre o mesmo resultado?
Possivelmente não aprendeu aquilo que a vida está tentando e tentando te ensinar repetidamente. Como uma prova na escola onde você tira nota baixa, vai para a recuperação, não passa, e vai para a re-recuperação, não passa novamente, até que finalmente vem o terrível resultado: reprovado!
Olha só, todas as lições que não foram aprendidas, serão repetidas. Isso acontece nos relacionamentos de namoro, casamento, amigos, trabalho. Muda os personagens, mas o problema é o mesmo. Sabe onde está o defeito?
Em você!
Pois é, você pode estar preso em um processo, dando voltas no deserto. Então, pergunte-se: o que eu não aprendi da primeira vez que vem se repetindo?
Isso se chama REFLEXÃO. Pois é, se você não para para refletir, acabará cometendo os mesmos erros, repetindo as mesmas palavras, e brigando pelas mesmas coisas sempre. Se tornando especialista em cometer os mesmos erros.
Como diz o ditado popular: “Errar uma vez é humano, mas cometer os mesmos erros é burrice”. E eu acrescento mais: quem sabe você não tem um coração masoquista. Afinal, viver ferindo e se ferindo também, é sinal de que alguma coisa não vai bem em você. Cresceu em idade cronológica, porém sem nenhuma maturidade emocional.
E, sinceramente, saiba que enquanto não aprender, permanecerá rodando, girando, ou seja, indisposto a aprender a lição, a ver e corrigir o que precisa ser corrigido. Isso também é qualidade de vida.
Daí eu te pergunto: você vai continuar repetindo os mesmos erros cujas consequências já conhece, ou quer de fato mudar? Você quer realmente aprender a lição?
Vai aqui um conselho: resolva os seus problemas, analise, não viva procurando culpado. Assuma seus erros. Não vitime-se!
Viver se lamentando, tentando o tempo todo reviver o passado, repetindo os mesmos caminhos que não deram em nada, isso de forma alguma trará mudanças. Viver irado, amargurado, cheio de rancor, só comprometerá suas relações e a sua saúde física e emocional.
Outra mais, não queira atrair compaixão de ninguém, simplesmente aceite o erro, se perdoe e perdoe. É simples, porém se torna difícil e complexo devido à nossa natureza humana. O orgulho atrapalha e destrói a nossa paz de espírito, e a nossa felicidade. Basta saber se é assim que você deseja sobreviver, sim, SOBREVIVER, pois eu não posso chamar isso de vida.
Acorda! Os mesmos erros não te ensinam coisas novas! E nós estamos nesta vida para APRENDER e com isso EVOLUIR como pessoas e seres humanos melhores. Lembre-se que pessoas vitoriosas não vivem repetindo os erros, eles procuram aprender com eles.
E como disse Albert Einstein: “Insanidade é continuar fazendo sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes.”
Diante disso, pergunte-se: qual a situação repetitiva tem acontecido em minha vida? Onde estou errando? Onde estou errando como namorado, companheiro, esposo, pai, mãe, amigo?
Não permita que o orgulho impeça você enxergar o que você tem feito ou agido dentro de uma relação. Não cave novamente outra sepultura. Caso não aprenda a reconhecer e aceitar os seus erros, estará enterrando sonhos, projetos, amores, afetos, paz e a felicidade novamente, o ciclo permanecerá. Isto é extremamente desgastante, doloroso e adoecedor!
Então, o que está esperando? Faça diferente. Reflita o passado, mas não o repita. Esteja disposto a APRENDER COM O QUE A VIDA QUER TE ENSINAR, mude o que precisa mudar, não em palavras, mas em suas atitudes, forma de pensar e agir.

Um grande abraço!
Fique com Deus.

Assuntos desta notícia