Basa no Acre promove homenagem para celebrar o Dia Nacional da Imprensa – Jornal A Gazeta

Basa no Acre promove homenagem para celebrar o Dia Nacional da Imprensa

Repórteres, fotógrafos e assessores acreanos foram pauta numa homenagem promovida pelo Banco da Amazônia (Basa) no Acre, ocorrida nesta quarta-feira, 13, em alusão ao Dia da Imprensa, que foi comemorado em 1º de junho.

De acordo com o superintendente do banco, Diego Lima, é de fundamental importância para o desenvolvimento do estado o papel dos comunicadores.

“Um estado com 22 municípios e em alguns temos muita dificuldade de acesso. A logística é complexa, mas a informação chega através justamente dos profissionais que estão sendo aqui homenageados”, declarou Diego.

Em seu discurso, ele fez questão de ressaltar que o papel do desenvolvimento da sociedade só é possível se houver interação entre as pessoas e por meio da informação. “Por isso, a importância desse profissional, independente da mídia em que atue. Então, para o Banco é fundamental estreitar essa relação. E cada vez mais conta com o apoio desses profissionais que são importantes para a região”, concluiu o superintendente.

A imprensa é fundamental na sociedade industrial e da informação. Por isso, preservar a liberdade de expressão e de imprensa é um dever de todas as democracias.

Quando se menciona o termo “imprensa” estão incluídos os jornais, revistas, rádio, televisão e sites. Estes meios devem pautar seu trabalho pela ética e pela isenção sem favorecer nenhum lado numa reportagem.

Algumas das importantes discussões em aberto, atualmente, se refere às transformações tecnológicas viabilizando novas plataformas midiáticas, a mudança nos hábitos de consumo da informação, os desafios à formação de profissionais com capacidade de transitar adequadamente em tais cenários, as ameaças e agressões a jornalistas e as mudanças em curso nos empreendimentos de comunicação.

 

Assuntos desta notícia