Boas iniciativas – Jornal A Gazeta

Boas iniciativas

Muito boas essas medidas anunciadas pelo Governo do Estado, nos últimos dias, visando à reinserção na sociedade de ex-presidiários e de adolescentes em regime semiaberto.

Como se noticiou, no primeiro caso, o Governo doou, através da Secretaria de Pequenos Negócios, vários Kits de salão de beleza para as famílias de ex-detentos terem uma fonte de renda e recomeçarem a vida de uma força digna. A meta é atingir este ano cerca de 700 famílias.

No segundo caso, foi através do Detran, com a contratação de mais de 50 adolescentes em regime semiaberto, que cumprirão quatro horas de trabalho diárias e uma bolsa de R$ 460,00 para suas despesas e de suas famílias. Neste projeto, o Governo conta também com a participação do Tribunal de Justiça – uma parceria louvável.

São boas iniciativas, porque a experiência e pesquisas indicam que é alto o índice de ex-presidiários que voltam a delinquir, justamente porque não encontram aqui fora nenhum tipo de apoio para recomeçarem a vida e se reintegrarem à sociedade.

Na falta desse apoio, no caso dos jovens, principalmente, acabam sendo aliciados pelo narcotráfico e agora pelas famigeradas facções criminosas que lhes acenam com ganhos fáceis. Além do Governo, seria recomendável que outras instituições, como igrejas, entidades de classe, empresas etc. também aderissem a essa boa causa.

Assuntos desta notícia