‘Caminhada Rumos’ passa por Rio Branco e apresenta edital do Itaú Cultural a artistas – Jornal A Gazeta

‘Caminhada Rumos’ passa por Rio Branco e apresenta edital do Itaú Cultural a artistas

FOTO/A GAZETA

Uma equipe do Itaú Cultural formada pela gerente de Núcleo Financeiro e Controladoria, Adriana Gomes, e Edson Natale, de Música, esteve no Cine teatro Recreio nesta segunda-feira, 16, para apresentar o edital do Rumos Itaú Cultural 2019-2010.

Segundo Natale, durante o bate-papo foi apresentado o edital a artistas, pensadores, pesquisadores gestores e pessoas interessadas no assunto. Também houve esclarecimento com relação à edição deste ano e troca de informações.

“A expectativa da Caminhada é realmente falar sobre o edital e, mais do que isso, estar à disposição das pessoas para que possamos responder dúvidas, perguntas e trocar uma ideia do processo todo.”

O gerente conta que o Acre teve 37 inscritos na edição passada do Itaú Cultural, sendo que um projeto foi selecionado. “Queremos mais inscritos do Acre. Se a gente amplia a margem de inscritos, nós ampliamos a margem de selecionados”.

As inscrições estão abertas desde o dia 3 de setembro, e devem ser efetuadas, exclusivamente, pelo site rumositaucultural.org.br até as 23h59 de 18 de outubro (horário de Brasília), ou seja, no Acre as inscrições encerram às 21h59.

Natale alerta para o prazo de inscrições, sobretudo para os participantes da região. “Já temos um histórico de pessoas do Acre que perderam a inscrição por conta do fuso horário”.

A tradicional Caminhada Rumos deve passar, até o dia 11 de outubro, pelas 27 capitais de modo a abranger todos os estados e regiões do Brasil. A atividade já esteve em Cuiabá, Porto Velho, Teresina, São Luís, Belém e Acre.

“A ideia também é tirar do senso comum de que é um determinado projeto com portas de entradas definidas. O nosso grande diferencial é ter entendido que o que tem nas cabeças das pessoas é muito maior do que nós podemos propor. A instituição está preparada para receber as ideias, provocações dos artistas e produtores em geral”, acrescentou o gerente.

Por fim, Natale destaca o potencial de produção cultural do Acre. “Convido todos os artistas, produtores e intelectuais a participarem do projeto. O Acre é reconhecidamente um estado potente, forte, que tem uma produção cultural que nos deixa sempre entusiasmados”.

 Sobre o Rumos Itaú Cultural

Um dos maiores editais de financiamento de projetos culturais do país, o Programa Rumos, é realizado pelo Itaú Cultural desde 1997, fomentando a produção artística e cultural brasileira. A iniciativa recebeu mais de 64,6 mil inscrições desde a sua primeira edição, vindos de todos os estados do país e do exterior. Destes, foram contempladas mais de 1,4 mil propostas nas cinco regiões brasileiras, que receberam o apoio do instituto para o desenvolvimento dos projetos selecionados nas mais diversas áreas de expressão ou de pesquisa.

Os trabalhos resultantes da seleção de todas as edições foram vistos por mais de 7 milhões de pessoas em todo o país. Além disso, mais de mil emissoras de rádio e televisão parceiras divulgaram os trabalhos selecionados.

Na edição de 2017-2018, os 12.616 projetos inscritos foram examinados, em uma primeira fase, por uma comissão composta por 40 avaliadores contratados pelo instituto entre as mais diversas áreas de atuação e regiões do país. Em seguida, passaram por um profundo processo de avaliação e análise por uma Comissão de Seleção multidisciplinar, formada por 21 profissionais que se inter-relacionam com a cultura brasileira, incluindo gestores da própria instituição. Foram selecionados 109 projetos, contemplando todos os estados brasileiros.

 

Assuntos desta notícia