Cia. Visse e Versa encerra 2ª temporada do espetáculo ‘Yunu Pãni’ com duas apresentações – Jornal A Gazeta

Cia. Visse e Versa encerra 2ª temporada do espetáculo ‘Yunu Pãni’ com duas apresentações

A Companhia de teatro Visse e Versa encerra a segunda temporada do espetáculo ‘Yunu Pãni’ com duas apresentações. A primeira ocorre nesta sexta-feira, 23, às 9h, a outra será na segunda-feira, 26, às 16h, ambas na Usina de Artes João Donato.

A peça, que faz parte do projeto “Teatro, Escola e Comunidade em Movimento”, começou as apresentações no dia 19 de agosto. Centenas de crianças e adolescentes de várias escolas já prestigiaram o espetáculo.

O projeto conta com apoio cultural da Fundação de Cultura Garibaldi Brasil (FGB), Fundo Municipal de Cultua (FMC), Prefeitura de Rio Branco, além de parcerias com a Fetac, Usina de Arte João Donato, FEM e Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semeia).

Segundo a atriz e diretora, Claudia Toledo, Yunu Pãni é um conto, livremente adaptado e inspirado na narrativa poética do imaginário dos povos Huni Kuin.

“O espetáculo fala sobre um mito indígena, que é a origem dos legumes. Também é inspirado nas obras do movimento Mahku, que é um movimento dos artistas Huni Kuin. O texto conta a origem desses legumes, como foram desencantados, tudo dentro desse imaginário”.

O espetáculo conta com quatro atores e três músicos. A história trata do mistério da fertilidade da terra, a descoberta ancestral da alimentação através do cultivo de sementes e traz para a cena a magia das formas, cores e do imaginário dos povos indígenas através da dramaturgia, adereços e figurino.

A diretora destaca a importância do projeto para a comunidade em geral, sobretudo para as crianças.

“É muito valoroso poder levar essas pessoas para o teatro. A grande maioria desses jovens e adultos nunca foram ao teatrão, então foi marcante. É um espetáculo bem lúdico, com muitas imagens interessantes. Além disso, ao final nós abrimos um debate com eles sobre a relação do espetáculo e o meio ambiente”.

Os interessados em assistir as últimas apresentações de Yunu Pãni devem chegar à Usina de Artes com antecedência. A entrada é gratuita e aberta para o público em geral.

 

Assuntos desta notícia