Coluna – 05/08/2019 – Jornal A Gazeta

Coluna – 05/08/2019

INTERINO: Nonato Vianna

Quem está respirando ares acreanos é o querido amigo Eisenhower Campos, um dos colunistas mais badalados no Acre na década de 90, que contribuiu com o colunismo com ética e credibilidade. Temos orgulho pela pessoa generosa, pelo seu potencial e pelo seu carisma. How veio exclusivamente para participar do Encontro da Primeira Turma do Centro Educacional e Cultural Meta (1979), que está completando 40 anos, aproveitando também para prestigiar a colação de grau de sua sobrinha e afilhada Isabella Almeida, no curso de Direito da Uninorte. Com sua competência e determinação, Eisenhower Campos é subsecretário de Gestão da Prefeitura de Manaus, compondo o staff do prefeito Arthur Virgilho Neto, onde faz com maestria suas funções. Suas qualidades o fazem um homem notável

Foto: How Campos

Catálogo do Artesanato Acreano foi na Expoacre, em noite de Show Room

Com o objetivo de valorizar, divulgar, difundir os valores tradicionais e estimular o potencial de crescimento do artesanato acreano, como importante elemento estruturador da Cadeia Produtiva do Artesanato, foi lançado o Catálogo do Artesanato Acreano, no Show Room de Loja de Artesanato – na Expoacre, com o patrocínio do Sebrae-AC em parceria com o governo do Estado através da Secretaria de Estado de Empreendedorismo e Turismo, por meio da Coordenação Estadual do Artesanato no Acre.

Estavam presentes na noite de lançamento parte do staff do Sebrae, Marcos Antônio Lameira – diretor superintendente, Lauro da Veiga Santos – diretor técnico, Francinei Santos – diretor administrativo e financeiro, receberam o ministro da Comissão Europeia para Inovação Carlos Oliveira, da coordenadora estadual do Artesanato Suelayne Paiva – representando o Governo do Estado do Acre e Secretaria de Estado de Empreendedorismo e Turismo, artesãos e visitantes.

Expoacre 2019

A primeira edição da Feira assinada pelo governo de Gladson Cameli deu certo? Sim! Deu certo! O governo mobilizou todos os setoriais e construiu um novo conceito durante a Expoacre, que está funcionando no período diurno e noturno. Várias ações estão sendo realizadas no recinto com resultados positivos. O governador Gladson Cameli tem circulado pelo espaço visitando os expositores do pequeno negócio ao empresário do agronegócio. Sua simplicidade e acolhimento estão fazendo a diferença, sempre ladeado da secretária de Estado de Empreendedorismo e Turismo, Eliane Sinhasique.

 

Em momento de descontração, o governador Gladson Cameli prestigia os empreendedores da Economia Solidária e almoça no local com a secretária Eliane Sinhasique

Em pleno ritimo de cavalgada, o destaque das mulheres atuantes e competentes. Elas fazem a diferença e são referências no que fazem. Dalvani (Iapem), Janine Dourado e Idelmara Cordeiro (Sema), Fátima Oliveira (presidente da Industria Florestal do Acre). Sempre movidas pelos relevantes trabalhos prestados ao Estado, têm nosso total reconhecimento e admiração.

Artesanato Fashion Show

No último sábado, 3, foi realizado no espaço do galpão do Sebrae-AC na Expoacre, o Artesanato Fashion Show, um desfile inovador e ousado, exibindo as peças de artesanatos confeccionadas por renomados profissionais do Acre. O evento foi às 20h, com a realização do Sebrae-Ac e a coordenação estadual do Artesanato do Acre – Governo do Estado e Seet.

Festival Samaúma: música que conecta

Seis bandas se apresentam no festival de música que resgata a tradição de grandes shows e festivais na cidade. No próximo dia 6 de agosto, feriado da Revolução Acreana, a cena musical de Rio Branco recebe o Festival Samaúma, evento que reunirá as bandas Los Porongas, Os Descordantes, Filomedusa, Trilobitas, além da participação do cantor e compositor cearense Daniel Groove, nova revelação da música brasileira e que foi um dos destaques no festival Lollapalooza de 2017. A banda Zoohumanos, escolhida através de votação na Internet integrará o line-up do evento. O festival também contará com a presença da cantora Izza Beatriz, revelação da nova cena musical paulistana.

Semana Mundial do Aleitamento Materno

“Empoderar”! Sim, é isso mesmo. Empoderar mães e pais a favorecerem a amamentação hoje é um ato para o futuro! Definido pela Aliança Mundial para a Ação em Amamentação, com o objetivo de enfatizar a importância envolvimento de todos os familiares próximos e, não apenas a mãe, para que seja possível o aleitamento materno exclusivo nos primeiros meses de vida e de forma complementar até os dois anos de idade. A campanha começou quinta, 1º, pela prefeitura Municipal de Rio Branco, através da Secretaria Municipal de Saúde.

CINEMA

 

Curta-metragem sobre paixão pela identidade amazônica é exibido em Rio Branco

Uma sessão de cinema em Rio Branco traz ao público acreano o curta-metragem rondoniense Balanceia, no próximo sábado, dia 3 de agosto. Com direção de Juraci Júnior e Thiago Oliveira, o filme mostra a viagem de um turista à Parintins, Amazonas, em pleno festival folclórico da ilha. As memórias sobre a festa pedem espaço na mente do personagem, durante a viagem de volta no barco sobre as águas barrentas do rio Amazonas.

“Balanceia é uma homenagem aos povos da Amazônia que vivem de um modo muito peculiar e muitas vezes nem são lembrados. É uma obra de ficção, mas com imagens reais do Festival Folclórico de Parintins e o registro de um dos hábitos tradicionais de ribeirinhos que vivem em comunidades distantes”, conta Juraci.

Para Fernanda Kopanakis, uma das coordenadoras do Cineamazônia – Festival Latino Americano de Cinema Ambiental, que acontece há 16 anos em Rondônia, Balanceia tem uma importância fundamental. “A obra projeta a produção realizada no Norte do Brasil em espaços privilegiados do cinema nacional, a exemplo do Cine PE, que é uma referência para todos nós. Balanceia é um filme de grande sensibilidade e trata com cuidado e delicadeza os valores e a cultura da região amazônica”, finaliza.

Trajetória do filme

O filme estreou 2017, recebeu uma Menção Honrosa no 15º Festival Latino-Americano de Cinema Ambiental Cineamazônia. Foi exibido em 23 festivais no Brasil, como Cine PE, em Recife, Pernambuco, Circuito Penedo de Cinema, em Penedo, Alagoas, Digo Festival Internacional de Diversidade Sexual e de Gênero de Goiás, em Goiânia, além da exibição internacional no Versi di Luce Festival, na cidade de Gela, na Itália.

A equipe técnica do filme é composta por Thiago Oliveira e Juraci Júnior na Direção, Rafael Oliveira na Direção de Fotografia, Fernanda Paiva na Direção de Produção e Tullio Nunes e Wesley Pontes assinam a trilha original do filme.

Após a sessão, um dos diretores do filme, fará um debate com a plateia, sobre o processo de produção e trajetória do filme. Na mesma noite, será exibida a série Mauani, o silêncio de Maria, realizada pela Mil Acre filmes, com direção de Silvio Margarido. A exibição em Rio Branco conta com apoio do Studio Papoula e da Fundação Elias Mansour.

Serviço:

Exibição do Filme Balanceia / com debate após a sessão

Data: Sábado, 3 de agosto, às 19h30

Local: Cine Teatro Recreio

Entrada grátis.

Fonte: Folk Produções

 

 

Assuntos desta notícia