Coluna Da Redação – 03/03/2020 – Jornal A Gazeta

Coluna Da Redação – 03/03/2020

Na disputa

Com festa da militância do PSL, o pecuarista Fernando Zamora foi aclamado como um dos pré-candidato do Partido para disputar a Prefeitura de Rio Branco. Ao lado dele, o jornalista Rogério Wenceslau também disputa a vaga dentro da sigla. O PSL pretende lançar, ainda, um terceiro nome para que os membros decidam qual deles será o candidato oficial do PSL. O que se sabe é que terá candidato a prefeito.

Livre iniciativa

Zamora disse que a ideia é transformar a Prefeitura de Rio Branco em um ambiente propício à geração de emprego e renda, desburocratizando setores. Otimista, ele disse que os pais são sua inspiração para disputar a eleição, se passar pelo crivo dos membros do PSL. Fernando Zamora está no Acre há 32 anos. Ele é natural de São Paulo.

Negativo

O governador Gladson Cameli voltou ao cenário nacional. O jornal Folha de S. Paulo listou o governador acreano entre as seis autoridades brasileiras incentivadoras do desmatamento na Amazônia. A informação não é boa. O jornal paulista lembrou o episódio ocorrido em Sena Madureira, em maio de 2019, onde diz não haver mais perseguição aos agricultores por parte dos órgãos ambientais e se estes os multassem, que desconsiderassem as multas.

 De volta

Ao que tudo indica, PCdoB, PSB e PT vão apoiar o nome do ex-prefeito Rodrigo Damasceno à Prefeitura de Tarauacá. À moda antiga, os partidos se reuniram no meio da floresta, na Comunidade Semeada, com a presença dos deputados estaduais Edvaldo Magalhães (PCdoB) e Jenilson Leite (PSB), além da deputada federal, Perpétua Almeida. Rodrigo tem o apoio do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Tarauacá.

Bobagem

Uma bobagem a negação do ex-reitor Minoru Kinpara de ter se reunido com o ex-deputado Sibá Machado (PT). Qual o mal disso? Ser petista? E desde quando ser petista é ser nocivo? Claro, que a foto é antiga, não é atual o momento em que os dois aparecem reunidos. Mas se fosse? A postagem dele não se enquadra como fake news. Talvez, Sibá Machado seja um dos bons quadros que o PT conserva. Tirando algumas declarações exageradas, fora isso, não tem processo contra ele que o macule ou seja repugnante a presença dele.

 Não é bobo

O secretário de Estado, Tiago Caetano, não é bobo para pedir exoneração do governo. Sabe bem que não será o ungido do governador. Certamente os planos de Gladson Cameli está em apoiar o candidato do PSDB, Minoru Kinpara. É o caminho natural das pedras. O não apoio de Cameli a Kinpara desestabilizaria o governo, unificado até aqui por Gladson e Rocha.

Burocracia

No final de semana uma grávida, quase em trabalho de parto, não pode ser atendida no Hospital João Câncio Fernandes por falta de materiais e água para a realização do procedimento. O médico, bom profissional que é, encaminhou a mulher para Rio Branco, mas a lentidão para liberar uma ambulância para trazer a parturiente até Rio Branco foi denunciada pelos familiares. Coisa simples, se o médico atestou, não há o que contestar. Pura burocracia!

Está na hora

Está na hora de o Governo do Estado colocar as aeronaves para funcionar. Não é admissível que um Estado da Amazônia onde as distâncias são gigantes, a falta de acesso, os riscos que a floresta impõe, as pessoas fiquem desassistidas ou tenham o atendimento retardado por conta da falta de um transporte ágil. O caso de uma senhora em trabalho de parto em Xapuri foi um exemplo claro disso na semana passada.

De fato

De fato, as sessões na Assembleia Legislativa do Acre iniciam hoje, com trabalhos das comissões. Os deputados já se preparam para as primeiras votações. A criação do Instituto de Gestão de Saúde do Acre deve voltar à pauta nos próximos dias, não é certo. Mas, os sindicatos já trabalham atentos a essa possibilidade. O tema é político, talvez o mais polêmico de todos. Agora mexe com a Saúde.

 

 

 

 

 

Assuntos desta notícia