Coluna Da Redação – 18/02/2020 – Jornal A Gazeta

Coluna Da Redação – 18/02/2020

Rendendo

Rendendo muito os desdobramentos da Operação Presságio, da Polícia Federal, que prendeu pessoas ligadas à Prefeitura de Cruzeiro do Sul, inclusive a irmã do prefeito Iderlei Cordeiro, a chefe de gabinete Idelcleide Cordeiro. Ontem, o prefeito disse que não vai exonerar nenhum dos envolvidos na Operação por acreditar na inocência deles.

Chateado

Iderlei Cordeiro disse, ainda, que pretende entrar com uma representação contra a ação da Polícia Federal que danificou portas para ter acesso ao local, embora, na sede da Prefeitura tem um vigia cuidando do prédio. Ele classificou como extrema a ação. Bom, é um direito do prefeito, reclamar.

Virou estatística

O vereador de Rio Branco, Emerson Jarude entrou nas estatísticas do crime. Ele teve seu gabinete arrombado por criminosos. Foram levados equipamentos eletrônicos. O parlamentar registrou boletim de ocorrência. Emerson Jarude recentemente apresentou um pedido de intervenção federal na Segurança Pública do Acre.

No MDB

As tratativas já vinham sendo feitas pela cúpula do MDB com o vereador Emerson Jarude. Ele se filiará à sigla na tarde de hoje, 18. Jarude é uma das gratas revelações da nova política. Ao lado de Roberto Duarte, certamente enriquecem o Partido.

MDB mais forte

Sob o comando do ex-prefeito Vagner Sales, mesmo sendo o vice-presidente do Partido, o MDB tem se fortalecido. Vagner Sales está definindo os nomes dos pré-candidatos a prefeitos dos 22 municípios. O partido pretende este ano sair de coadjuvante e ser protagonista. Rio Branco é um dos municípios cobiçados pelo Partido para administrar.

Na calçada

Sempre que pode, o governador Gladson Cameli (Progressistas) não se intimida e senta na calçada, nas praças e fala com o povo. Este contato é bom, mas falta a Gladson Cameli uma equipe confiável e a ele comando para gerir o governo. O ano de 2020 será decisivo para sua gestão. As águas passadas vão ficando. É tempo de alinhar o governo para mostrar serviço.

Empregos

Os governos, sem exceção, no Acre, precisam criar mecanismos reais para a geração de emprego. Aproveitar a matéria-prima que temos a madeira, com responsabilidade ambiental, e fomentar a fabricação de móveis. O que se observa hoje são marcenarias falidas na sua grande maioria, o que é lamentável.

Soja

A soja não pode ser a redenção do Acre. Ela é um cultivo que emprega pouca mão de obra. Geralmente é para exportação, não gera emprego aqui. No campo, é um produto colhido por máquinas, emprega pouca mão-de-obra. É um produto fechado para poucos. O Acre deve fomentar sua bacia leiteira, diversificar a pecuária com a criação de outros animais como ovinos, suínos, o frango… Quem emprega mesmo é o pequeno e médio produtor.

Delação

Se a ex-secretária de Meio Ambiente de Cruzeiro do Sul, Rosa Maria dos Santos, delatar, a casa pode cair para muita gente. Trechos de diálogo dela mantidos com o ex-prefeito de Cruzeiro do Sul, Vagner Sales, são reveladores. Caso ela resolva expor tudo que sabe, novas prisões poderão ser realizadas.

Pesquisa

Os dados da Pesquisa BIG Data – TV Gazeta mostra uma leve diferença entre os três primeiros pré-candidatos a prefeito de Rio Branco. Minoru Kimpara (PSDB) com 26%, Socorro Neri (PSB) 16% e Roberto Duarte (MDB) 14%. Os dados são uma amostra do que vem pela frente. Ainda é cedo para comentar os cenários.

 

 

Assuntos desta notícia