Coluna Da Redação – 18/03/2020 – Jornal A Gazeta

Coluna Da Redação – 18/03/2020

Agora é cuidar

Parou tudo, e tem que parar mesmo. Acertadas as medidas estabelecidas nos decretos estadual e municipal que visa não só prevenir, mas já atuar no sentido de conter a proliferação do Coronavírus (COVID-19). Era iminente. Já temos confirmação de 3 casos. Mais confirmarão. Agora é cuidar para minimizar ao máximo o impacto que essa doença causará ao nosso Acre!

Tudo suspenso

Aulas de creches, escolas e faculdades suspensas, cultos religiosos passarão a ser transmitidos em redes sociais, empresas com atividades paralisadas, voos cancelados, orientação para não sair de casa, eventos com aglomeração de mais de 100 pessoas suspensos. Tudo é necessário para impedir que essa primeira onda do vírus nos atinja como um baque!

Legislativo toma medidas

Pontual a suspensão das sessões solenes e audiências da Aleac pelos próximos 15 dias, tomada pelo presidente da Casa, deputado Nicolau Junior. Atitude similar fez a Câmara Municipal de Rio Branco, que fechou a galeria de acesso ao público e passará a transmitir as sessões pelo Youtube. Esse é o caminho!

Diminuindo os riscos

Seguem a mesma corrente do Tribunal de Justiça, que suspendeu os atendimentos ao público, na última segunda. Não é que os trabalhos do Judiciário e do Legislativo ficarão 100% parados. Não é isso. Mas agora é preciso ser responsável, evitar ao máximo as formas de infecção do vírus.  Ainda vai ter riscos? Sim, sempre. Mas serão menores.

Não caiam nessa

Não dá mais pra cair na conversa de quem diz se tratar apenas de histeria coletiva, de que é só uma gripezinha. Quem diz isso só se engana e coloca outros em risco. Cada um deve fazer a sua parte, tomar os cuidados necessários, reforçar sua saúde, higienização. Sem pânico, mas com muita conscientização para tomar todos os cuidados.

Coletiva foi boa

Na coletiva de ontem, o governador Gladson Cameli anunciou, ainda, a suspensão de visitas nos presídios e escoltas, de viagens de servidores para fazer capacitações e de agendas políticas. Esclareceu que os 3 casos confirmados foram de pessoas que vieram para cá de viagens, ou seja, não se deram por infestação comunitária. É importante isso ficar claro.

Não se justifica

Também fez o apelo de que é para todos evitarem fake news, buscar se informar melhor. Não há motivos para alarde exagerado. Até aí ia tudo bem. O governador só peca quando fala em “parar tudo” pela saúde. A frase é bonita, tem efeito. Mas já foi dita antes [alguém lembra daquela visita surpresa dele à UPA, no fim de outubro de 2019?]. Discurso ultrapassado!

Não se justifica

Não há razão para essa histeria popular de estocar comida em casa. Aliás, essa lotação nos supermercados da cidade ontem não fez sentido. A orientação é não ir para aglomerações de pessoas, e a primeira coisa que todo mundo faz é correr para filas quilométricas nos mercados. População acreana parece já estar traumatizada desde aquele episódio da alagação de 2014.

Não se exponham

Os próprios supermercados da cidade orientaram que estão bem abastecidos. Pode até faltar um item ou outro, mas não vamos ter crise de desabastecimento. Além disso, as pessoas ainda podem sair de casa, o mundo não está de quarentena, não. É só tomar todos os cuidados de higiene necessários. Ir se amontoar em filas de supermercados é justamente o oposto disso.

Entra na onda, Mazinho!

Só para não dizer que eu não falei de política, foi simplesmente hilário essa paródia “Um votinho desse nunca mais ele vai ter”. O vídeo mostra imagens do lado escuro da força de Sena Madureira, e faz críticas com alto teor humorístico à gestão do prefeito Mazinho Serafim. Meu conselho a ele: fique de boas, Mazinho! Entre na brincadeira e trabalhe duro para não dar margem para fazerem vídeos assim. É o melhor que se faz nessas horas.

Assuntos desta notícia