Coluna Política Local – 02.03.2019 – Jornal A Gazeta

Coluna Política Local – 02.03.2019

Iniciando as obras
Os vereadores Antonio Morais (PT) e Lene Petecão (PSD), presidente e vice-presidente, respectivamente, da Câmara de Rio Branco, vão a Brasília na próxima semana a fim de angariar recursos para a construção do parlamento municipal. A ideia é iniciar as obras em 2020.

Investigações I
A deputada federal Mara Rocha (PSDB) protocolou ofício junto a PGE, TCE e Corregedoria-Geral do Estado para que os órgãos se manifestem sobre a legalidade do pagamento de aposentadorias aos ex-governadores do Estado e investiguem a prática de improbidade administrativa.

Gasta muito
O pagamento da pensão aos ex-governadores que, segundo ela, custa aos cofres do Acre, R$ 3,5 milhões por ano.

Ranking
O Acre ocupa o terceiro lugar entre os Estados que mais gastam com aposentadoria de ex-governadores, enquanto ocupa as últimas posições do PIB nacional.

Vai disputar
Aumenta os rumores nos bastidores de que o ex-deputado federal Sibá Machado deverá ser candidato a prefeito do Bujari. Embora ainda não tenha se posicionado com relação à questão, pessoas próximas do petistas admitem a possibilidade.

Vai disputar
O outro rumor envolvendo o nome de Sibá diz respeito à presidência do Partido dos Trabalhadores no Acre. Corre à boca larga que ele estaria se articulando para disputar o comando da sigla. Alguns insatisfeitos com a forma como Cesário Braga foi conduzido ao cargo já teriam declarado apoio a Sibá. Por hora, apenas conjecturas.

Tudo em paz
Circula nos bastidores que a “guerra” de bastidores entre os grupos políticos do atual prefeito de Cruzeiro de Sul, Ilderlei Cordeiro (PP), e do ex-prefeito, Vagner Sales (MDB), “ficou no passado”.

Forte candidato
Vivendo um novo momento na gestão, com alta na popularidade, o prefeito tem sido visto como um forte candidato à reeleição, mesmo ainda o emedebista não tendo sinalizado o desejo.

Vem ao Acre I
A polêmica Ministra da Família, Damares Alves, do governo do presidente Jair Bolsonaro, vem ao Acre em maio para participar da Marcha para Jesus, organizada pela Associação dos Pastores do Acre (Ameacre). A informação foi divulgada pelo movimento cristão, que tem como uma de suas representantes a vereadora pastora Sandra Asfury (PSC).

Vem ao Acre II
A vinda de Damares foi acertada durante reunião da Ameacre com a participação de outros parlamentares e pastores de várias denominações. Damares é hoje ícone do novo movimento cristão pentecostal que luta contra o aborto e a ideologia de gênero no país. Ela tem protagonizado várias situações polêmicas como, por exemplo, ao afirmar que, “menino veste azul e menina veste rosa”.

Questionou
Muitos políticos acreanos andam tecendo bastantes elogios ao modelo econômico apresentado pelo governador Gladson Cameli, o que não é o caso do deputado estadual Daniel Zen (PT). Quanto à possibilidade do Acre se tornar produtor de soja, o petista considera uma estratégia errada. Reforça que a iniciativa não proporcionará vantagem econômica haja vista que trata-se de uma atividade que não gera emprego e renda, e nem inclusão social.

Meio ambiente
Outro ponto observado pelo deputado diz respeito ao aspecto ambiental. O parlamentar afirma que trata-se de atividade que degrada o solo e o meio-ambiente de maneira mais veloz que a pecuária, além de fazer proliferar pragas e desequilibrar os ecossistemas”, disse Zen.

Fora do PSL
O defensor público aposentado Valdir Perazzo Leite e o empresário Fernando Lage, líderes do movimento liberal no Acre, estão deixando o PSL. A aproximação com o governador Gladson cameli (PP) foi o ponto crucial para a tomada de decisão. Circula nos bastidores que os dois estão bem empolgados com o modelo de economia que o progressista deseja montar no Acre.

Disputa
Cresce os rumores de que o ex-vereador de Rio Branco, Carlos Beyruth, estaria articulando lançar a candidatura de Eduardo Veloso em 2020, à prefeitura. A saga agora é para escolher um partido.

PTB
Inclusive, Beyruth já teria aberto um canal de conversação com o PTB para viabilizar a candidatura de Veloso. O assunto tem sido tratado de forma bem discreta.

Assuntos desta notícia