Coluna Política Local – 04.03.2018 – Jornal A Gazeta

Coluna Política Local – 04.03.2018

Rumo a Brasília
Circula nos bastidores da política que o vereador Mamed Dankar (PT) prepara-se para sair candidato a deputado federal na eleição deste ano. As conversas já estão bem avançadas e o apoio à sua pré-candidatura é grande.

Tem competência
Dankar é extremamente capacitado para assumir esse desafio. Executou com esmero a função de secretário da Seaprof. Na Câmara de Vereadores não tem sido diferente. Tem mantido uma coerência em suas falas, além de suscitar debates relevantes a população rio branquenses. Não é à toa que está entre os parlamentares mais elogiados.

Disputa acirrada
Caso se confirme a participação de Dankar nesse pleito, a disputa ao parlamento federal fica ainda mais acirrada, principalmente na chapa do PT. Os candidatos à reeleição que devem se preocupar, pois, podem acabar perdendo a vaga para o vereador. Base forte e estrutura de campanha ele tem!

Corda no pescoço
Gladson Cameli (PP) afirma ter tomado às rédeas na oposição, depois do anúncio do MDB de que deixaria a aliança com o progressista, mas a reunião ocorrida entre o Coronel Ulysses e alguns dirigentes emedebistas mostra que Cameli está é com a corda no pescoço.

Tudo ou não
O anúncio do vice na chapa de Gladson deve acontecer no dia 15 de março. Até lá muita coisa pode acontecer, inclusive, a confirmação da aliança entre os emedebistas e o militar.

No MDB
E por falar nisso, já se fala até que o cel. Ulysses se filiará ao MDB para disputar o governo do Estado. Um novo encontro está marcado para essa semana entre Ulysses e a cúpula emedebista. Talvez a possível filiação entre em pauta.

Ele volta
O deputado Lourival Marques (PT) é cotado como um dos petistas que irá retornar à Aleac na próxima legislatura. A adesão à sua reeleição tem sido algo natural, graças ao bom mandato que tem realizado. Não será surpresa se for um dos mais votados.

No jogo
Confirmadíssima a participação do advogado Jekson Dutra na eleição de 2018. É pré-candidato a deputado estadual pelo Partido Solidariedade. Atualmente, ele segue suplente de deputado pelo PDT.

No Partido Verde
O ex-líder da juventude tucana, Rodrigo Fernandes, vai se filiar ao Partido Verde na próxima quinta-feira, 8. Tudo indica que ele será um dos coordenadores da campanha do empresário Fagner Calegário Jr. a deputado estadual.

Investimentos I
O governador Tião Viana entregou na última semana 460 famílias do município do Bujari kits de hortaliças, irrigação, casa de farinha e mudas frutíferas.

Investimentos II
Os ramais comtemplados com os investimentos foram o do Espinhara, Fusão, Marizinho, Abib Cury, Polo Agroflorestal Dom Moacyr e projetos de Assentamento Antônio de Holanda e Walter Arce.

Investimentos III
O novo investimento é um desdobramento do Plano Agrícola, instrumento de gestão executado pela Secretaria de Estado Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof), em parceria com as prefeituras.

Comprometimento
Desde 2011, quando iniciou a gestão do governador Tião Viana, já foram aplicados mais de R$ 580 milhões nesse segmento.

Emendas
Em 2018, o Estado dispõe de R$ 94 milhões em emendas parlamentares destinados à execução de políticas públicas voltadas ao fortalecimento da área. O deputado está entre os parlamentares que destinou parte de suas emendas.

Lourival disse
“O governo do Acre prioriza o pequeno e médio produtores, e a minha alegria é poder colaborar com isso, por meio de emendas parlamentares como esta. O único resultado que esperamos é que as famílias vendam sua produção cada vez mais, o que faz aumenta a receita do município e do estado”.

Assuntos desta notícia