Coluna Política Local - 07.06.2018 - Jornal A Gazeta

Coluna Política Local – 07.06.2018

Questionou
O reajuste na passagem de ônibus não passou batido nos parlamentos estadual e municipal. O deputado Eber Machado quis saber por que teve aumento na tarifa mesmo com a redução de 46 centavos no óleo diesel.

O detalhe
Machado até lembrou que a prefeita Socorro Neri havia determinado uma reavaliação na planilha por conta do acordo feito entre Temer e os caminhoneiros. O parlamentar só se esqueceu de mencionar que a redução do diesel só tem validade por 60 dias e por isso não tenha sido levada em consideração.

Contra o reajuste
Não defendo que a tarifa sofra reajuste, ao contrário. Mas também não concordo que o debate tenha esse viés. Há argumentos muitos mais relevantes a serem citados que não seja essa redução temporária.

Reunião
E pelo andar da carruagem, esse assunto não sairá de pauta tão cedo. A promotora Alessandra Marques, da Promotoria de Justiça Especializada de Defesa do Consumidor, recebe nesta quinta a equipe técnica responsável pela elaboração da planilha que fundamenta o reajuste da passagem.

Auditoria
O objetivo dessa reunião é esclarecer à promotora os pontos que levaram à fixação do valor de R$4. Alessandra poderá ou não pedir a realização de uma auditoria para atestar a legitimidade dos dados que compõem a referida planilha.

Magoado?
A postagem do presidente do PHS no Acre, Manoel Roque, nas redes sociais, pegou muitos petistas de surpresa. Sempre bem solícito com os companheiros, Roque dessa vez decidiu deixar a mansidão de lado e deu uma de Dr. Sincero.

Calma, jovem!
Ao comentar sobre o resultado da pesquisa da Agência Delta, Roque frisou que seria um recado da população. Não é de hoje que Roque vem demonstrando certa insatisfação com a cúpula da FPA. Por vezes deixou claro que seu grupo político tem sofrido diversas rasteiras.

Pede para sair
Em uma roda de conversa ontem ouvi o seguinte comentário: “se Roque anda tão insatisfeito com a FPA, por que continua na coligação?”. Um questionamento a se fazer.

Apoiando Ulysses
A notícia que circula nos bastidores é que o PHS não tem mais a pretensão de apoiar a pré-candidatura de Marcus Alexandre (PT). Estudam a possibilidade de declarar apoio a Ulysses Araújo (PSL). Nada confirmado ainda.

Pede para sair
Circula nos bastidores da política acreana que o MDB tem tentado implodir a aliança entre PTC-PSC-PPS-SOLIDARIEDADE-PMN-PTB. Estão receosos que essa coligação possa prejudicar a reeleição de seus deputados à Câmara Federal.

Está empolgada
O resultado da pesquisa da Agência Delta ao governo, divulgado na última segunda-feira, 4, não intimidou a pré-candidata da REDE, Janaína Furtado. Em entrevista a um site local, ela considerou que apareceu bem, tendo em vista que ainda não fez nenhuma visita de pré-campanha, nem mesmo em Tarauacá.

Campanha
As visitas devem iniciar na próxima semana. O primeiro ato será em seu município, Tarauacá.

Empolgado
O deputado Jenilson Leite (PCdoB) disse ontem na Aleac que apesar da atual crise financeira que está sendo enfrentada em todo país, o governo do Estado tem buscado medidas para melhorar o atendimento na Saúde.

Investimentos
Dentre as ações que estão sendo realizadas, Jenilson destacou os procedimentos de cateterismo e angioplastia, que antes eram realizados fora do Acre, mas atualmente são oferecidos aqui. Falou ainda sobre os serviços oferecidos pelo Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia do Acre (Into).

Satisfeito
De acordo com ele, o atendimento para a realização de exames no local tem sido rápido e está contemplando todos que buscam atendimento no local. Deixou a tribuna alegre e satisfeito.

Assuntos desta notícia