Coluna Política Local - 08.06.2018 - Jornal A Gazeta

Coluna Política Local – 08.06.2018

Investimentos I
O governador Tião Viana (PT) realizou a entrega de diversos equipamentos para o fortalecimento da Polícia Militar no Acre.

Investimentos II
Cerca de R$ 1,3 milhão foram investidos em sete novas viaturas, equipamentos eletrônicos e processamento de dados, além sistema de áudio e vídeo, equipamentos de proteção respiratória e uma serra sabre para desencarceramento.

Outros investimentos
Materiais esportivos e mobiliários para projetos sociais, como o Bombeiros Mirins também estão entre os investimentos do Governo do Estado. Além da repressão, o Estado também tem focado no fortalecimento de projetos preventivos.

Ele disse
“Entregamos materiais para o Projeto Pacificar, que é de conciliação de conflitos, o Arte e Esporte na Comunidade, além de equipamentos para o laboratório de pesquisa de crime e violência, porque entendemos que prevenção e repressão precisam andar juntas no combate à criminalidade”, disse secretário Vanderlei Thomas.

Parcerias
As viaturas e equipamentos foram adquiridos por meio de acordo do Governo do Estado com o Ministério Público do Trabalho, no repasse de precatórios, além de recursos de convênios federais.

Sim ou não?
O presidente do PHS, Manoel Roque, não confirma, mas também não desmente que o seu partido pode estar caindo fora da Frente Popular. Nos bastidores, comenta-se que Roque já tomou a decisão e aguarda apenas o momento certo para fazer o anúncio.

Magoado
Um dos motivos do descontentamento do PHS é a suposta falta de prestígio da legenda dentro da FPA. Mesmo tendo montado uma chapa competitiva, com 36 candidatos a deputado estadual e um para federal, de acordo com Roque, o PHS continuar sem grandes espaços na coligação.

Não sai
Leitor manda e-mail dizendo que essa “brabeza” de Roque cai por terra no primeiro “grito” do governador Tião Viana. As chances do PHS deixar a FPA é a mesma que nevar no Acre, ou seja, nenhuma.

No Patriotas
O meteorologista Davi Friale filiou-se ao Patriotas, onde concorrerá a uma das vagas na Assembleia Legislativa no Acre, na eleição deste ano.

Inês é morta
O reajuste na tarifa de ônibus da Capital voltou ao centro do debate na sessão de ontem na Câmara. Os vereadores da oposição passaram a manhã “implorando” à prefeita Socorro Neri que não sancione o aumento. Sem efeitos, provavelmente. O reajuste é uma realidade.

Feliz
Por falar no reajuste, o vereador N. Lima comemorou a determinação da promotora Alessandra Marques, para a realização de uma auditoria para atestar a legitimidade dos dados da planilha apresentada.

Na fé
N. Lima acredita que o próximo passo será evitar que o aumento realmente se efetive.

Plano de governo
O pré-candidato ao governo pela FPA, Marcus Alexandre, deu início nessa semana as Plenárias Regionais de construção do Plano de Governo. O primeiro encontro aconteceu no município de Sena Madureira, e contou com a presença de pré-candidatos a deputados estadual e federal, lideranças políticas, comunitárias, religiosas e especialistas de diversos segmentos.

Inovando
Marcus Alexandre pontua que vai impor aos acreanos uma receita pronta da Capital. O Plano de Governo será amplamente debatido com a população em todo o Estado. E, para facilitar esse diálogo, um aplicativo foi desenvolvido a fim de que mais pessoas contribuam com propostas para o Plano de Governo da FPA.

APP do Plano de Governo
A ferramenta já está disponível para Android na Google Play com o nome Plano de Governo FPA, de forma gratuita, e na próxima semana estará disponível também na plataforma IOS.

Plenárias Regionais
As reuniões já ocorreram na Regional Purus e nos municípios de Acrelândia e Plácido de Castro. No próximo sábado, será realizada em Xapuri. Na segunda-feira, em Rio Branco. As discussões nos demais municípios serão realizadas no decorrer do mês de junho.

Recursos
O senador Gladson Cameli (PP) garantiu mais de R$ 6,3 milhões por meio de emendas do Ministério da Saúde, para melhorar a infraestrutura das Unidades Básicas de Saúde dos municípios acreanos. O parlamentar confirmou que os recursos já estão nas contas das prefeituras.

Os contemplados
Os 22 municípios do Acre serão contemplados com os recursos anunciados por Cameli.

Assuntos desta notícia