Coluna Política Local - 10.06.2018 - Jornal A Gazeta

Coluna Política Local – 10.06.2018

Aliança forte
Francineudo Costa, a ex-vice prefeita Branca e o vereador Célio Gadelha são alguns dos nomes que estarão presentes na aliança entre o DEM e o PSDB na disputa a vagas da Assembleia Legislativa. Somam-se aos deputados Luiz Gonzaga e Antonio Pedro.

Fortes candidatos
Por falar no deputado Antonio Pedro (DEM), ele tem sido cotado para ser o mais votado na região do Alto Acre. Sua maior concorrente é colega de parlamento, deputada Leila Galvão (PT).

Confiante
O pré-candidato ao governo Ulysses Araújo (PSL) está confiante que conseguirá os votos dos eleitores que ainda estão indecisos. De acordo com o resultado da pesquisa da Agência Delta divulgada na última segunda-feira, 78% do eleitorado ainda não sabe em quem votar para o governo.

Não creio
Já falei isso aqui na coluna e volto a repetir. Não creio que nenhum dos pré-candidatos que se apresentaram até o momento possa quebrar a polarização entre Marcus Alexandre e Gladson Cameli.

No jogo
O ex-presidente Lula foi lançado pré-candidato à presidência da República pelo Partido dos Trabalhadores (PT) na última sexta-feira, 8. Sem retorno e sem plano B.

Ele pode
Por enquanto, Lula pode fazer campanha e a decisão da Justiça não reduziu a zero as possibilidades de concorrer a um terceiro mandato na Presidência do Brasil porque os seus advogados dispõem de várias possibilidades de recurso.

Tem recurso
Só depois de todos esses recursos se esgotarem é que o ex-presidente pode ser declarado inelegível.

Pensando no plano B
De acordo com alguns analistas, caso a candidatura presidencial de Lula seja legalmente impedida, os nomes cogitados para assumir o lugar seria o do ex-ministro Jacques Wagner ou o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad. A conferir.

Se saiu bem
O pré-candidato ao governo do Acre pela FPA, Marcus Alexandre, em entrevista ao programa Tribuna Livre, na última sexta-feira, relatou um pouco de suas andanças pelo interior do Acre. Fez questão de frisar que tem sido bem recebido por onde passa.

Tudo novo
Marcus lembra que sua ida ao interior tem o objetivo de construir um plano de governo condizente com a realidade e necessidade dos acreanos. Reafirmou que conduzirá o Estado a seu modo. Como ele bem frisou: ‘não será um novo com roupa velha’.

No interior
Marcus Alexandre já passou por 20 dos 22 municípios do Acre. Apenas Jordao e Santa Rosa que ainda não receberam a visita do petista.

Lula livre
Quando o assunto foi à prisão do ex-presidente Lula o pré-candidato foi seguro. Disse que apoia o movimento e que é preciso separar a autonomia dos poderes.

Oficina
Lembrando que na próxima segunda-feira, 11, a Frente Popular realiza em Rio Branco a oficina de trabalho do Plano de Governo de Marcus Alexandre. A reunião já aconteceu em alguns municípios do Acre, inclusive, com o lançamento de um aplicativo para facilitar o contato com a população.

Senhor sincero
PSDB e MDB andam se bicando lá pelas bandas de Cruzeiro do Sul. E a coisa piorou depois que o presidente do PSDB, Emerson Amorim, afirmou que Gladson Cameli, não necessita do apoio de Vagner Sales ou de Ilderlei Cordeiro para sair vitorioso na disputa ao governo do Acre.

Briga antiga
A briga entre o PSDB e o MDB no Vale do Juruá é antiga. Desde a última eleição, quando o ex-prefeito de Cruzeiro do Sul, Vagner Sales, excluiu os pesedebistas da chapa majoritária e ainda saiu recrutando os candidatos a vereadores do partido tucano.

Cuidado
O clima nada amistoso entre as duas siglas deixa o Gladson Cameli em uma situação delicada. Acreditando ou não, essa rixa pode acabar lhe custando alguns votos.

Na dele
Em conversa com um dirigente do PP, ele afirmou que o Gladson está tranquilo e já decidiu que não vai se meter na briga de ninguém. Seu foco será a candidatura ao governo.

Aliança
Prós, Podemos e PRB estão aliançados na disputa ao parlamento estadual. Maria Antonia, Heitor Junior, Raimundinho da Saúde, André da Farmácia, Josa da Farmácia e Juliana Rodrigues, se enfrentam na eleição deste ano. Uma guerra de titãs.

Assuntos desta notícia