Coluna Politica Local – 12.08.2018 – Jornal A Gazeta

Coluna Politica Local – 12.08.2018

Debates
Começam a ser definidos os horários e os encontros para os debates entre os candidatos nas eleições deste ano. Pelo menos duas emissoras de TV devem promover o tradicional debate.

TV Acre
A TV Acre, afiliada da Rede Globo, ainda não tem as datas definidas, mas seguirá a programação. O jornalismo nacional da emissora deve entrevistar os candidatos em seus jornais e fazer pelo menos um encontro regional.

Rodada de entrevistas
A TV Gazeta, emissora filiada à Rede Record, confirmou que vai realizar debate entre os candidatos ao Governo. Além do debate, a TV acreana vai fazer uma rodada de entrevista com os candidatos ao Senado.

Sorteio
A direção da emissora, sob o comando do jornalista Gabriel Rotta, reuniu-se na última quarta-feira com os representantes das coligações para iniciar as tratativas dos dois eventos. Em sorteio, ficou definido que entre os candidatos ao Senado, a primeira a ser entrevistada será Maria Peregrina, do Avante.

O outro debate
Já para o debate dos candidatos ao governo, previsto para o dia 28 de setembro, a emissora deve trazer um mediador do departamento de jornalismo da Rede Record.

Fora
A direção da TV 5, emissora de TV que retransmite o sinal da TV Bandeirantes, anunciou que não irá realizar debate entre os candidatos ao Governo do Acre.

De parabéns
Foi recebida com festa a notícia do projeto de lei que proíbe a cobrança para marcação antecipada e gratuita de assento em voo nacional. A proposta é do senador Reguffe e segue para a análise da Câmara dos Deputados. Se aprovado da forma como está, segue para sanção presidencial.

Candidatos
Cinco nomes disputam o Governo do Estado na eleição deste ano: Marcus Alexandre (PT), Gladson Cameli (PP), Ulisses Araújo (PSL), Janaína Furtado (REDE) e David Hall. Este último garantiu a esta Coluna que não existe a mínima possibilidade de acatar a sugestão do diretório nacional e sair candidato a deputado federal.

Na Justiça
Disse ainda que se necessário for recorrerá à Justiça para garantir sua candidatura.

Buchicho
Dizem as más línguas que a deputada Eliane Sinhasique (MDB) anda copiando os discursos do colega de partido, o vereador Roberto Duarte. A conversa começou a surgir nos bastidores depois dela pedir a suspensão das vacinas contra HPV.

Cópia?
O debate havia sido puxado pelo vereador na sessão da última terça-feira. No dia seguinte a emedebista puxou o debate na Aleac com o mesmo viés de Duarte. Ao que parece esta não foi a primeira vez que aconteceu.

Indo bem
Por falar em Duarte, sua pré-candidatura à Aleac se fortalece a cada dia. Tem sido cotado como um dos possíveis vitoriosos.

Indo bem
Quem está indo bem também é o deputado Lourival Marques (PT). O crescimento de sua campanha tem gerado uma enorme ciumeira entre seus pares na Aleac. E quanto mais tentam tirá-lo de tempo, mais ele se fortalece.

Participativo
Lourival é um dos parlamentares mais qualificados desta legislatura. Seu mandato não se resume a fazer uma defesa partidária. Ao longo do mandato participou de debates e elaborou projetos, em especial, na área de produção, por acreditar que o crescimento da economia rural pode colaborar com o desenvolvimento do Estado.

Assuntos desta notícia