Coluna Política Local – 13.09.2018 – Jornal A Gazeta

Coluna Política Local – 13.09.2018

Desistiu

Gladson Cameli (PP) não participará do debate realizado pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade Federal do Acre (UFAC), na próxima sexta-feira. A notícia fez surgir a frase “eu já sabia”.

Justificativa

A assessoria de campanha de Cameli disse que a ausência do progressista ocorre devido a outros compromissos no mesmo horário do debate. Ao que parece, já estavam marcados há certo tempo.

Tranquilo

A presença de Cameli no debate é importante, claro. Ele teria a oportunidade de ouvir os anseios da comunidade acadêmica. Porém, sua ausência não ‘fere de morte’ o interesse dele pelo assunto. Sem dúvida terão outras oportunidades para o bate-papo.

Posse

O juiz Luís Camolez será empossado no cargo de desembargador no dia 26 deste mês. Ele ocupa a vaga deixada pela desembargadora Maria Cezarinete Angelim, após seu falecimento. Camolez foi promovido ao cargo pelo critério de antiguidade.

Briga, briga…

A vereadora Lene Petecão (PSD) não escondeu sua indignação com o colega de parlamento Eduardo Farias (PCdoB) por ter lido uma carta do ex-presidente Lula que anuncia seu afastamento da disputa à Presidência da República. No mesmo documento, Lula declara apoio à candidatura de Fernando Haddad ao cargo.

Outro protesto

Quem também protestou contra a leitura da carta por Farias foi o vereador Roberto Duarte (MDB). Ao elogiar o discurso de Lene Petecão, Duarte disse ainda que sentia vergonha pela atitude do comunista.

Duarte disse

“Como pode uma pessoa se expor desse jeito e ser obrigada a ler uma carta dessas, com tantos absurdos. Eu não acreditei que isso estivesse acontecendo aqui nessa casa”, falou Duarte.

Natural

Por não ser filiado ao PT, a leitura da carta acabou soando estranha para muitas pessoas. Mas, como bem pontuou Farias, ele e o partido acreditam na inocência do ex-presidente. Somado à aliança entre as duas siglas no Acre, não é de se estranhar que ele faça a defesa. Algo natural mesmo.

Vem forte

Questionei um progressista acerca da campanha de Rudiley Estrela (PP) à Câmara Federal e a resposta que obtive foi a seguinte: ‘está forte e vem crescendo a cada dia. Não será surpresa nenhuma se ganhar’. Rudiley é o principal adversário à reeleição da deputada Jéssica Sales (MDB).

Mais votados

Lourival Marques (PT), Jonas Lima (PT), Antonia Sales (MDB) e Luiz Gonzaga serão os candidatos mais votados no Vale do Juruá. Essa é a minha aposta.

Reparos

O vereador Mamed Dankar (PT) falou na tribuna da Câmara sobre um grande buraco que vem se formando em parte da BR-364, próximo à ponte no igarapé São Francisco, sentido aeroporto. Ele alertou um possível transtorno no futuro caso os devidos reparos não sejam realizados o mais rápido possível.

Grande transtorno

Levando em consideração que por ali transitam pessoas que partem para as regiões do Purus, Envira e Juruá, além das comunidades que moram nas proximidades com o aeroporto, caso a ponte fique interditada por conta dessa cratera, o transtorno será enorme. Prejuízo inclusive econômico.

Bom parlamentar

Por falar em Dankar, ele está no rol de parlamentares que tem feito um bom mandato nesta nova legislatura. Tem um discurso coerente, além de suscitar debates importantes para desenvolvido político, social e econômico do município.

Surpresa

Muitas pessoas ficaram surpresas com o anúncio do presidente do PHS, Manoel Roque, de que apoiaria a candidatura de Marcio Bittar (MDB) ao Senado Federal. E todo aquele amor por Jorge Viana (PT) foi parar onde?

Revoltados

Os deputados estaduais que concorrem à reeleição continuam revoltados com a falta de envio de recursos do Fundo Partidário. Lourival Marques (PT) usou a tribuna da Aleac ontem para deixar registrada sua indignação com a executiva nacional.

Compreensível

Compreensível a revolta de Lourival, afinal de contas, ao ocupar a liderança do partido e, consequentemente, fazer a defesa, se coloca numa situação delicada. Acaba se tornando vidraça, pois nem todo eleitor entende o motivo de determinadas posturas. Portanto, nada mais natural que o partido invista em sua reeleição.

Ele também

O deputado Jesus Sérgio, candidato a uma das vagas na Câmara Federal, aproveitou o embalo de Marques e também confirmou que o PDT fechou as torneiras para os candidatos, salvo o presidente do partido no Acre, Luís Tchê.

Assuntos desta notícia