Coluna Política Local – 14.07.2018 – Jornal A Gazeta

Coluna Política Local – 14.07.2018

Confirmada
Não procedem as informações de que o partido Rede Sustentabilidade tenha declinado da ideia de ter um candidato ao governo do Estado na eleição deste ano. A pré-candidatura da vereadora Janaína Furtado (REDE) continua firme e forte.

Só depois
O pré-candidato a governador pelo PSL, coronel Ulisses Araújo, só deverá discutir acerca de quem será seu vice após a convenção nacional do PSL, no Rio de Janeiro, quando Bolsonaro apresentará o dele.

Nomes
Um nome que pode surgir no cenário é o do advogado Ressine Jarude. Outro nome cogitado é o do empresário Fernando Lage e da pré-candidata a deputada federal Daniela Paiva.

Aliança
Articulações no Sul do país apontam que é mesmo possível uma aliança entre o DEM e o PDT de Ciro Gomes na disputa à residência da República. Nos bastidores circula a notícia de que essa união não afetaria as alianças firmadas a nível de governo.

Contente
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ney Amorim, comemorou a aprovação dos projetos de lei que beneficiam significativamente a carreira de policiais militares e do Corpo de Bombeiros. Na sessão da última quarta-feira, três importantes projetos foram aprovados no Legislativo e darão novo fôlego, por assim dizer, aos oficiais e praças da Polícia Militar do Estado do Acre.

Matérias
Enquanto o primeiro prorroga a duração das convocações da reserva remunerada, o segundo dispositivo garante o chamado ‘soldão’, uma nova estrutura de remuneração para as carreiras de oficiais e praças. O terceiro e último projeto de lei aprovado diz respeito ao reajuste do banco de horas, tanto para os policiais militares, quanto para os homens do Corpo de Bombeiros.

Não pode
A juíza federal substituta Carolina Moura Lebbos, responsável pela execução penal do ex-presidente Lula, negou os pedidos para que o petista seja entrevistado ou sabatinado como pré-candidato à Presidência.

Justificativa
A magistrada argumenta que, embora o ex-presidente se coloque como pré-candidato nas eleições deste ano, “sua situação se identifica com o status de inelegível”. Segundo ela, “em tal contexto, não se pode extrair utilidade da realização de sabatinas ou entrevistas com fins eleitorais”.

Pode e farão
O fato de ter sido condenado em um órgão colegiado, tecnicamente, já barraria sua candidatura pela Lei da Ficha Limpa. Mas isso não significa que Lula está automaticamente fora das eleições 2018. Até o dia 15 de agosto, o PT pode registrar sua candidatura e insistir em sua campanha à Presidência até que o Tribunal Superior Eleitoral barre, de fato, o registro de Lula no pleito deste ano.

Em Sena
O pré-candidato ao governo pela oposição, Gladson Cameli, cumpre agenda no próximo sábado em Sena Madureira.

Investigações
O juiz de Brasileia, Gustavo Sirena, aceitou abertura de inquérito por supostas irregularidades contra a prefeita Fernanda Hassem. Ela segue confiante de que não dará em nada.

Chapão
Mara Rocha (PSDB), Flaviano Melo (MDB), Jéssica Sales (MDB), Rudiley Estrela (PP), Nelson Sales (PP), Antonia Lúcia (PR), Marivaldo Melo (PSD), Junior Paris Dakar (PP), Alan Rick (DEM) e Carlos Beirute (MDB) são alguns dos nomes do chapão da oposição a deputado federal.

Chapa da morte
A aliança formada pelos deputados Raimundinho da Saúde (PODEMOS), Heitor Junior (PODEMOS), Dr. Juliana Rodrigues (PRB), André da Droga Vale (PRB), Josa da Farmácia (PODEMOS) e Maria Antonia (PROS) tem sido chamada de chapa da morte. Muitos apostam que apenas dois desse grupo retornam para a próxima legislatura.

Fórum Estadual I
Um dos projetos que chamou atenção durante a pauta de votações que limpou as gavetas do Poder Legislativo na última quarta-feira, 11, foi o que institui o Fórum Estadual da Aprendizagem Profissional e inclusão de adolescentes e jovens no mercado de trabalho.

Fórum Estadual I
A proposta é do deputado Jonas Lima (PT), que espera que sua iniciativa contribua para evitar que os jovens ingressem no mundo do crime por falta de projetos de inclusão, formação profissional e geração de oportunidades no mercado de trabalho na capital e cidades do interior. Parabéns pela iniciativa!

Jonas Lima
“O futuro dos nossos adolescentes depende do empenho das instituições que poderão debater e levar as propostas às pessoas que dependem de políticas públicas de inclusão”, disse Jonas Lima.

Assuntos desta notícia