Coluna Política Local – 16.09.2018 – Jornal A Gazeta

Coluna Política Local – 16.09.2018

Vem forte

Questionei um progressista acerca da campanha de Rudiley Estrela (PP) à Câmara Federal e a resposta que obtive foi a seguinte: ‘está forte e vem crescendo a cada dia. Não será surpresa nenhuma se ganhar’. Rudiley é o principal adversário à reeleição da deputada Jéssica Sales (MDB).

Mais votados

Lourival Marques (PT), Jonas Lima (PT), Antonia Sales (MDB) e Luiz Gonzaga serão os candidatos mais votados no Vale do Juruá. Essa é a minha aposta.

Reparos

O vereador Mamed Dankar (PT) falou na tribuna da Câmara sobre um grande buraco que vem se formando em parte da BR-364, próximo à ponte no igarapé São Francisco, sentido aeroporto. Ele alertou um possível transtorno no futuro caso os devidos não sejam realizados o mais rápido possível.

Grande transtorno

Levando em consideração que por ali transitam pessoas que partem para as regiões do Purus, Envira e Juruá, além das comunidades que moram nas proximidades com o aeroporto, caso a ponte fique interditada por conta dessa cratera, o transtorno será enorme. Prejuízo inclusive econômico.

Bom parlamentar

Por falar em Dankar, ele está no rol de parlamentares que tem feito um bom mandato nesta nova legislatura. Tem um discurso coerente, além de suscitar debates importantes para desenvolvido político, social e econômico do município.

Surpresa

Muitas pessoas ficaram surpresas com o anúncio do presidente do PHS, Manoel Roque, de que apoiaria a candidatura de Marcio Bittar (MDB) ao Senado Federal. E todo aquele amor por Jorge Viana (PT) foi parar onde?

Complicou

A deputada federal Jéssica Sales (MDB) tem tudo para se reeleger, mas a tarefa não será tão fácil assim, tendo em vista a participação de Rudiley Estrela (PP), tio do atual prefeito de Cruzeiro do Sul, reduto da emedebista. Houve uma inversão, ele que terá agora a favor a máquina municipal.

Forte

A candidata à deputada estadual Meiri Serafim (MDB) tem fechado parcerias políticas importantes. Tem sido também cotada para ocupar uma das vagas da Aleac na próxima legislatura.

Chapa competitiva

Deputados Luiz Gonzaga (PSDB), Antonio Pedro (DEM), Francineudo Costa (PSDB), Camadiel (PSDB), Branca Menezes (PSDB), Pelé Campos (PSDB) são alguns dos nomes fortes da coligação formada pelo DEM e PSDB para deputado estadual.

Indo bem

Quem vem do interior diz que o candidato à reeleição ao Senado, Sérgio Petecão (PSD) tem amarrado bem seus apoiadores. Sai muito fortalecido a cada reunião que participa. Muita gente apostando em sua vitória. O mesmo se fala sobre o petista Jorge Viana.

Estão crescendo

Embora Jorge Viana (PT) e Sérgio Petecão (PSD) sejam considerados os favoritos nessa disputa, na cola deles estão Ney Amorim (PT) e Marcio Bittar (MDB). As últimas pesquisas de intenções de votos indicam que os dois são os candidatos que apresentaram um crescimento considerável na disputa.

No páreo também

E não se pode duvidar também do potencial de campanha de ex-reitor da Ufac, Minoru Kinpara (REDE). Sua candidatura tem sido bem aceita, tanto na Capital quanto no interior.

Pesquisas

Ao final, tem-se noção de que essa disputa ao Senado acaba por não ter favoritos. Se neguim não gastar muita sola de sapato, certamente a derrota é certa. A campanha começa a partir de agora a entrar no seu momento de maior fervor de briga pelos votos.

Chapas

A FPA disputará as vagas na Câmara Federal com três chapas. Uma dos partidos tradicionais e duas dos “nanicos”. Na contabilidade dos seus dirigentes, eles farão quatro deputados.

Pauta

O ex-deputado Walter Prado (SD) vem centrando a sua campanha na pauta do debate da Segurança. Prado foi deputado por dois mandatos e em todos teve boa atuação parlamentar. Acha a atual estratégia de combate ao crime errada.

Vai comparecer

A população está na expectativa dos debates entre os candidatos ao Governo. Gladson Cameli já confirmou que comparecerá a todos. Não se repetirá o que ocorreu na disputa ao Senado quando “fugiu” de todos os debates.

Vai ser difícil

O deputado Gehlen Diniz (PP) vai ter que trabalhar muito se quiser se reeleger. Fortes candidatos partem de Sena Madureira nesta eleição, entre eles: Márcia Rufino, Tamires Serafim, Toinha Vieira, Josandro e seu primo, Gilberto Diniz.

Buscando a reeleição

Dos 24 deputados estaduais, 19 estão na disputa para retornar ao parlamento na próxima legislatura. São eles: Lourival Marques (PT), Leila Galvão (PT), Daniel Zen (PT), Jonas Lima (PT), Dr. Jenilson (PCdoB), Heitor Junior (Podemos), Raimundinho da Saúde (Podemos), Josa da Farmácia (Podemos), Doutora Juliana (PRB), André da Droga Vale (PRB), Manoel Moraes (PSB), Maria Antonia (Pros), Eliane Sinhasique (MDB), Luiz Gonzaga (PSDB), Nicolau Junior (PP), Gehlen Diniz (PP), Jairo Carvalho (PSD), Antonio Pedro (DEM) e Whendy Lima (PSL).

Na Câmara

Leo de Brito (PT), Raimundo Angelim (PT), Sibá Machado (PT), Jéssica Sales (MDB), Flaviano Melo (MDB), Alan Rick (DEM) e César Messias (PSB) brigam por mais um mandato na Câmara.

Assuntos desta notícia