Coluna Política Local – 23.02.2019 – Jornal A Gazeta

Coluna Política Local – 23.02.2019

Agenda no Acre
A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, esteve ontem no Acre onde cumpriu uma extensa agenda ao longo do dia. Logo cedo se reuniu com os produtores rurais na Federação da Agricultura do Estado do Acre (Faeac). Entre as pautas esteve a exportação da carne acreana para o Peru.

Desburocratizando I
Ainda no Acre, a ministra afirmou que quer melhorar a questão da passagem de cargas que vai até a Bolívia, que hoje é feita de forma muito complicada. Tereza pontua que é uma ‘insensatez os frigoríficos percorrerem três mil quilômetros para levar a carne a um país tão perto’.

Desburocratizando II
“Temos que desburocratizar as coisas, simplificar processos, o que não quer dizer que vamos descumprir as leis. Queremos apenas que coisas que podem ser resolvidas rapidamente não levem anos de gaveta”, disse a ministra.

Objetivo do Ministério
A ministra detalhou que um dos objetivos do Ministério é valorizar cada produtor e dar o suporte necessário. “Hoje temos uma única agricultura. O pequeno, o micro, grande, todo mundo é produtor rural, claro que com políticas diferentes, mas todos são produtores”, disse.

Governo Federal
Tereza Cristina se comprometeu em intermediar, ao lado do governador Gladson Cameli, no Ministério de Desenvolvimento Regional, para pedir que hajam empréstimos para o Acre. “É necessário ainda intermediar a questão fundiária no Acre para que estes créditos cheguem ao Estado. A questão de estrutura é mais complicada, mas também podemos arrumar”, enfatizou.

Fora do PSL
O defensor público aposentado Valdir Perazzo Leite e o empresário Fernando Lage, líderes do movimento liberal no Acre, estão deixando o PSL. A aproximação com o governador Gladson Cameli (PP) foi o ponto crucial para a tomada de decisão. Circula nos bastidores que os dois estão bem empolgados com o modelo de economia que o progressista deseja montar no Acre.

Disputa
Crescem os rumores de que o ex-vereador de Rio Branco, Carlos Beyruth, estaria articulando lançar a candidatura de Eduardo Veloso em 2020, à prefeitura. A saga agora é para escolher um partido.

PTB
Inclusive, Beyruth já teria aberto um canal de conversação com o PTB para viabilizar a candidatura de Veloso. O assunto tem sido tratado de forma bem discreta.

Depois da confusão
Os deputados Gehlen Diniz (PP) e Roberto Duarte (MDB) protagonizaram um embate duro na Casa do Povo nessa última semana. Respingou até no deputado Fagner Calegário (PV), que acabou sendo chamado de ‘ridículo’ pelo líder do governo. Esse foi o primeiro de muitos.

No DEM
O deputado federal Alan Rick (DEM) articula a vinda de dois prefeitos para o Partido Democrata. Pelo que circula nos bastidores, um prefeito seria do Alto Acre e o outro do Vale do Juruá.

Negou
O ministro Edson Fachin, do STF, negou na última quarta-feira mais um pedido de liberdade do ex-presidente Lula.

Tragédia
A Coluna lamenta a morte do ex-vereador de Capixaba, Damião Queiroz, morto na madrugada da última sexta-feira, em sua casa, durante um assalto. Deus conforte a família.

Pêsames
A Coluna lamenta também o falecimento do ex-prefeito de Sena Madureira, Hermano Filho, vítima de um infarto fulminante.

Em Brasília
O governador Gladson Cameli anunciou na última quinta-feira a criação de um gabinete binacional fronteiriço com o governo do Peru, país com o qual o Acre faz fronteira em seus extremos, nos vales do Acre e do Juruá.

Anúncio
O anúncio foi feito após encontro do governador com o embaixador do Peru no Brasil, Vincente Rojas. “Discutimos a criação de um gabinete binacional fronteiriço, para tratarmos de assuntos entre Brasil e Peru”, disse Gladson ao declarar que o embaixador se colocou à disposição do Governo do Acre para intermediar as negociações necessárias.

Agenda
“Solicitamos ainda que a embaixada peruana monte uma agenda de reunião em Lima, com o ministro da Economia daquele país, onde deverão ser discutidas as possibilidades de uma aliança comercial de importação e exportação entre os dois países”, disse Gladson.

Assuntos desta notícia